Apresentação do Programa Alumni

“A EMERJ faz parte da nossa vida, da nossa formação”, diz professor Paulo Maximilian, idealizador do novo programa da Escola

Conheça o Alumni EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desenvolve, a partir deste mês de dezembro, o Alumni EMERJ (PA-EMERJ). Com o objetivo de promover e aumentar o sentimento de orgulho de ex-alunos por terem passado pelas salas de aula da instituição, o programa é a mais recente iniciativa da gestão da diretora-geral, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

Ao longo de 33 anos, a Escola transformou a carreira de milhares de alunos de Direito. Com o programa, será possível mantê-los conectados com a instituição, através de reencontros.

O Alumni foi lançado pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, durante a cerimônia de entrega da Medalha EMERJ, no dia 16 de dezembro.

Programa Alumni (PA-EMERJ)

O PA-EMERJ incentivará a doação de fundos, por parte dos Alumni, para criação de bolsas de estudo ou de outros tipos de ajuda para os alunos que já são bolsistas, como, por exemplo, um local de estudo apropriado, doação de livros, mentorias e até mesmo empregos de tempo integral ou parcial.

Para alcançar todos os objetivos, o PA-EMERJ realizará ao menos uma reunião geral anualmente, além de promover iniciativas de caráter cultural. Para cumprir suas atividades, o Programa observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência e não fará distinção alguma quanto a raça, cor, gênero, deficiência, condição social, credo político ou religioso.

Na parte administrativa, o PA-EMERJ será auxiliado por uma Assembleia Geral; uma diretoria-geral e duas diretorias (Diretoria Acadêmica e Diretoria de Integração e Eventos); e um conselho consultivo e fiscal.

Quadro social

Haverá, no programa, um quadro social dividido em quatro categorias, determinando quem pode ser Alumni:

Alumni-Ex-Alunos: alunos que tenham concluído com aprovação o Curso Regular da EMERJ (Curso de Especialização em Direito Público e Privado).

Alumni-Magistrados: aqueles que tenham concluído o Curso de Formação Inicial para magistrados.

Alumni-Docentes: professores e ex-professores que estejam ou tenham lecionado na EMERJ por mais de cinco anos.

Alumni-Beneméritos: Conferencistas Eméritos e pessoas físicas de renomada reputação que, a critério da diretoria, tenham realizado uma significativa contribuição, por meio de doações de valor relevante ou de atos que ajudem no desenvolvimento e fortalecimento do PA-EMERJ.

Todos aqueles que se filiarem ao programa nos primeiros seis meses de existência serão considerados Alumni-Fundadores.

Criação do Alumni

O PA-EMERJ foi idealizado pelo ex-aluno, professor da Escola e advogado Paulo Maximilian, mestre em Novos Direitos pela Universidade Estácio de Sá. Ele falou sobre sua trajetória de estudo na EMERJ.

“Cursei a EMERJ em 1997, 98 e 99, mas sempre quis ser professor. Na época, brincava com as pessoas dizendo: ‘Vocês ainda me verão professor, sentado ali na mesa’. Após a conclusão do curso, fiz um mestrado e comecei a dar aula também na própria EMERJ, desde 2001”, disse o professor, que na instituição leciona no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu.

Ao falar da sua experiência e vivência na Escola, o professor Paulo Maximilian citou que, ao contrário dele, muitos ex-alunos não têm tido a oportunidade de retornar à instituição. 

“Algo que eu sentia falta era um projeto ou programa que trouxesse as pessoas de volta para a Escola, de onde eu nunca saí. Entretanto, tenho amigos que saíram e não voltaram, a não ser por meio de um evento, um lançamento de livro, eles participam, mas a EMERJ é muito grande, muito importante, quase uma faculdade com três anos de estudo, para a pessoa sair e não voltar efetivamente. Eu sinto muita falta disso. Em faculdades americanas, por exemplo, o aluno tem um elo permanente com a instituição na qual se formou. Por isso fiz a sugestão desse projeto, para que os alunos mantenham seu elo com a EMERJ”, explicou o professor.

EMERJ: uma Escola de excelência

“A EMERJ faz parte da nossa vida, da nossa formação. Todas as pessoas que passaram por aqui e obtiveram sucesso na carreira sabem que um pedaço disso se deve a uma boa formação colhida na Escola. Por que não devolver um pouco disso para os alunos? Com isso veio a ideia do projeto”, questionou o professor.

 

O que a EMERJ significa para um ex-aluno? O advogado e professor Paulo Maximilian afirmou: “A Escola sempre foi muito importante, não só pelas matérias, mas também por ensinar comprometimento e postura. A EMERJ foi a responsável pela minha boa formação. Entrei muito novo na faculdade, então talvez eu tenha passado por ela sem aprender a estudar de uma maneira adequada. Na EMERJ, em uma época muito rigorosa, aprendi que ou eu estudava ou saía. Você precisava estar preparado. Nós estudávamos, e os alunos ainda estudam muito. Em três anos de estudo na instituição, digo que saí um profissional preparado. É difícil ver alguém que estudou na Escola e não conseguiu uma boa posição, que esteja ‘perdido’ na área do Direito”.

Reencontro

O professor Paulo Maximilian deixou um convite para os ex-alunos da instituição:

“Além de você ter a oportunidade de rever amigos, pessoas que se perde o contato com o tempo e pela distância, também há o networking. As pessoas gostam de estar ligadas aos lugares nos quais passaram bons momentos. Eu nunca conheci alguém que falasse que fez EMERJ e que aquele foi o pior momento da vida. As pessoas sempre destacam a qualidade do ensino, dizem que ao término do estudo fica um vazio. Não vejo motivos para que alguém não queira ter seu nome ligado a uma instituição que é de ponta e muito bem vista”, disse.

 

O professor Paulo Maximilian é autor de dois livros: Dano Moral: Questões Controvertidas e Contratos Bancários. Além de lecionar na Escola, ele também publicou artigos na revista da EMERJ, com os títulos: “A atuação dos Gatekeepers: responsabilidade proporcional ao âmbito de atuação”, “Contrato de Leasing de veículos: verdades e mentiras sobre o valor residual garantido”, “A teoria da perda da chance como solução para o ‘SE’ indenizável”, “Responsabilidade das empresas produtoras de cigarro” e “Indenização do Dano Moral”.

Para se cadastrar, acesse: https://emerj.com.br/site/Alumni

Entrevista com o Professor Walter Capanema para o Programa Alumni

A EMERJ é uma escola que está sempre atenta ao que acontece no mundo”, destaca o Professor e ex-aluno Walter Capanema ao falar sobre o Projeto Alumni

“A EMERJ é a principal escola de Direito do país. Aqui é o lugar que você realmente busca para conhecer e aprender Direito”, pontuou o ex-aluno, professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Walter Aranha Capanema. Ele é especialista em Direito pela EMERJ em parceria com a Universidade Estácio de Sá e coordena os cursos de extensão em Direito Digital da instituição.

História na EMERJ

“Fui aluno da EMERJ entre 2006 e 2008, um momento muito importante para mim pois o conhecimento que adquiri reforçou muito o que eu já havia conhecido na faculdade. O fato de ter concluído meus estudos aqui na instituição me trouxe muitos frutos, por exemplo: minha monografia se tornou um livro e o artigo da conclusão também foi publicado, então a Escola me ajudou muito no ponto de vista acadêmico”, comentou o professor Walter Capanema.

Sobre ser professor da instituição, Walter Capanema explicou que começou no projeto de monitoria acadêmica.

“Comecei na primeira turma do projeto Monitor Acadêmico, onde ministrava Direito Administrativo, mas sempre sonhei com o Direito Digital. Após o período como monitor, virei professor e, por volta de 2011, a Escola começou a ter cursos de Direito Digital, um dos primeiros do Brasil para magistrados”, disse.

Ao falar do sentimento por ter sido aluno da instituição, Walter Capanema destacou: “Minha relação com a EMERJ é muito antiga e afetiva, pois ela não faz apenas parte da minha história acadêmica e profissional, mas também da minha vida. A Escola é muito importante para mim, por sua relevância cultural e histórica é a principal escola de magistratura do Brasil, com professores maravilhosos, de ponta, que são modelos de docentes para os alunos e até mesmo para outros professores. É muito importante, para mim, fazer parte de uma instituição tão credenciada como a EMERJ”.

Direito Digital

“Fico feliz de ver que a EMERJ está preocupada com os avanços tecnológicos, afinal de contas nossas vidas estão cada vez mais ligadas à tecnologia. É de suma importância que os alunos e magistrados conheçam a nova realidade, como a internet funciona, como podemos resolver problemas, como um advogado ou juiz pode atuar no caso concreto. Aqui, no curso preparatório, temos um módulo focado exclusivamente na matéria digital. Disponibilizamos regularmente cursos de aperfeiçoamento sobre o assunto. O magistrado atual tem que entender como a rede funciona e como solucionar problemas. A EMERJ ajuda muito nisso”, discorreu o professor.

O programa Alumni (PA-EMERJ)

Iniciativa da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o PA-EMERJ tem o objetivo de promover e aumentar o sentimento de orgulho de ex-alunos por terem passado pelas salas de aula da Escola.

O professor Walter Capanema falou sobre o projeto e elogiou sua criação.

“Esse é um projeto muito importante. Fico feliz em ver que a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, compôs essa ideia, pois busca reforçar a cultura que a EMERJ tem, de ser uma escola do saber, de ser democrática, então é fundamental trazer de volta esses alunos e professores, com seus conhecimentos e capacidades. A EMERJ é uma escola que está sempre atenta ao que acontece no mundo, os desafios que a sociedade está enfrentando”, destacou o professor.