Revista do Curso de Especialização em Justiça Multiportas

Cursos de Especialização nas Áreas do Direito Pós-Graduação Lato Sensu


ISSN 2965-6338



Revista do Curso de Especialização em Justiça Multiportas


N. 1 - 2023



Sergio Paulo - Discurso de encerramento do orador

SUMÁRIO

Amanda de Siqueira Pessanha - Os novos paradigmas do sistema multiportas de solução de conflitos: ruptura da cultura do litígio desde a elaboração dos contratos.

Amanda Torres Simonato - Celeridade e efetividade: tratamento dos métodos consensuais de solução de conflitos na instância recursal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Roberto Andrade Guerra - A arbitragem no Brasil como método de acesso à justiça.

Claudia Maria de Barros Fernandes Domingues - O campo de atuação da psicologia na mediação de conflitos: uma reflexão sobre a decolonialidade, o agir em comum e o bem viver.

Conceição de Maria Aguiar Frazão - A importância da justiça multiportas para jurisdição brasileira: o princípio do acesso à justiça sob a ótica de uma mudança social.

Deiselayne Aparecida da Silva Campos - A mediação como método colaborativo de resolução de conflitos no direito de família com a perspectiva de proteção à pessoa idosa.

Dolores de Jesus Ferreira - Entraves às câmaras arbitrais expeditas no estado do rio de janeiro.

Flavia Colacchi - Os desafios da mediação na subtração internacional de crianças aspectos inovadores da Resolução CNJ n° 449/2022 no âmbito da Convenção de Haia.

Helena Cristina de Carvalho Corrêa - A mudança de paradigma na adoção de métodos de solução de conflitos: uma perspectiva sistêmica sobre a comunicação não verbal.

Iris Moinhos Vianna - A exigência prévia das online dispute resolution (odrs) e o interesse de agir: limitação do acesso à justiça.

Jasminy Marta Garcia Padilha Martins - A mediação penal como ferramenta da justiça restaurativa no JECrim.

Katia Maria Silva Campos - Mediação de conflitos familiares: limites e possibilidades para a autocomposição.

Kleber Guimarães Lopes Alves - A mediação como forma de resolução de litígios emocionais no direito de família e mecanismo de acesso à justiça..

Nelson Aguilar de Moura - Justiça multiportas: justiça restaurativa e a mediação penal na redução da superlotação dos sistemas socieducativo e penitenciário.

Sergio Paulo Alves de Oliveira - A constelação familiar como abordagem sistêmica e facilitadora da autocomposição dos conflitos sociais.

Sonia Maria Mendes Guedes - A implementação da disciplina dos métodos consensuais de resolução de conflitos na formação de estudantes de direito, como forma de resolução da litigiosidade.

Stefanie Grabas Hauaji Saadi - O protagonismo das emoções em negociações de conflitos: ferramentas para diálogos conscientes e construtivos.

Thiago Nascimento da Silva - Os desafios na implementação da política pública de tratamento adequado dos conflitos.

Yuri Sergueivitch Palamarczuk - A mediação extrajudicial como solução de conflitos na área da saúde, no âmbito do estado do rio de janeiro e a (des) necessidade de um processo estrutural.