Revista FONAMEC
- Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 273 - 285, maio 2017
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Certamente, os primeiros vestígios da doutrina de Justiça Restaura-
tiva, comprovam que também o Poder Judiciário, se vê diante de necessi-
dades não atendidas dentro do processo judicial e administrativo.
As análises das práticas restam comprovadas no Guia de Reuniões
de Justiça Restaurativa, (PRANIS, 2010, p.154) que revela o caráter dinâ-
mico deste processo sistêmico, assim como a função social da ferramenta,
que aponta outra peculiaridade, uma metodologia que depende da inte-
gração do Governo e da Comunidade.
Imaginar a ideia de macro e micro, governo e comunidade ou vice-
-versa, neste processo que traz as pessoas para perto, todos ganham e
ganha o direito social, através de uma unicidade, que se manifesta com
eficácia em qualquer parte do mundo.
2.1 Evoluções dos Desafios do Estado no Processo de Capacitação de
Colaboradores do Sistema Público e a Influência na Sociedade Contem-
porânea neste Desafio.
Certo que a dinâmica da globalização tem proporcionado grandes
transformações, muitas são as alternativas que surgem na forma de orga-
nizar o conhecimento, se comparadas, por exemplo, aos processos exaus-
tivos dos séculos XVII e XVIII.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura – UNESCO (1963, p.37), refere com muita propriedade que:
A Primeira tarefa de um Estado nascente ou renascente con-
siste geralmente em reforçar seu sistema de comunicação,
manter a ordem pública e o respeito à legalidade, criando a
seguir uma economiamais produtiva. Desde o início, os gover-
nos se sentiram preocupados com a ausência de quadros (ho-
mens de Estado, funcionários e técnicos) capazes de estabele-
cer e consolidar sua influência no país. Portanto, muito cedo
foi necessário criar um sistema de ensino capaz de fornecer
rapidamente ao Estado seus quadros políticos e administrati-
vos. Por falta de tempo e de recursos suficientes, os esforços
desenvolvidos no campo do ensino visaram diretamente a
descobrir e formar a esta elite. Nessas condições, aconteceu
que muitas vezes se criaram instituições de ensino superior,
bem antes de se tentar seriamente fazer o esforço de organi-