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Revista FONAMEC

- Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 273 - 285, maio 2017

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não se universalizou. Por outro lado, o intelecto mecânico do homem ain-

da é um obstáculo para lhe permitir compreender com delicadeza e sim-

patia, as mudanças que estão desorganizando a vida e as relações sociais

e, principalmente, para se abrir a “trocar suas lentes” diante da discussão

das opiniões de célebres autores consultados sobre a influência da prática

da comunicação não violenta e dos círculos de paz - dois institutos de re-

levância e que servem de fundamento e de base para o desenvolvimento

da Justiça Restaurativa no Brasil.

2 - DELIMITAÇÃO DO ESTUDO DE UMA NOVA ABORDAGEM SOBRE

CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, NOS QUAIS SE ALIMENTA A

CONSTRUÇÃO DE VALORES ATRAVÉS DA CIVILIDADE E MUTUALI-

DADE. UM DIÁLOGO INICIAL, COM PENSAMENTO DE KAY PRANIS

(PRANIS, 2010)

Relata Kay Pranis (2010, p.39-40):

Os Círculos de Construção de Paz não são um processo neu-

tro, livre de valores. Ao contrário, são conscientemente ergui-

dos em cima de um alicerce de valores partilhados. Não se

prescreve um conjunto específico de valores para os Círculos,

mas a estrutura axiológica é a mesma para todos eles.

Os Círculos partem do pressuposto de que existe um desejo hu-

mano universal de estar ligado aos outros de forma positiva.

Os valores do Círculo advêm desse impulso humano básico.

Portanto, valores que nutrem e promovem vínculos benéficos

com os outros são fundamento do Círculo.

Não existe uma forma única de expressar esses valores, e

mesmo que minha experiência tenha demonstrado que são

similares em grupos diferentes, jamais se pode partir do

pressuposto de que todos já os conhecem. Nos Círculos de

Construção de Paz identificamos esses valores intencional e

explicitamente antes de começar o diálogo sobre as questões

em pauta. Os integrantes do Círculo devem verdadeiramente

assumir esses valores, já que serão instados a usar de toda a

sua capacidade para agir segundo os mesmos ao longo dos

trabalhos.