Background Image
Previous Page  98 / 422 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 98 / 422 Next Page
Page Background

Revista FONAMEC

- Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 94 - 110, maio 2017

98

possibilidades, do seu adversário. Tavares (2012) ressalta que foi ele quem

primeiro definiu a expressão “jogos de estratégia” e publicou alguns tex-

tos sobre jogos de dois participantes com três ou cinco estratégias.

Assim, ainda conforme desenvolve Azevedo (2013), essa ideia mos-

tra-se essencial para análise da Teoria dos Jogos, ao citar que: “um joga-

dor (ou parte) baseia suas ações no pensamento que ele tem da jogada do

seu adversário que, por sua vez, baseia-se nas suas ideias das possibilida-

des de jogo do oponente”. Ou seja, seria uma argumentação

ad infinitum.

O objetivo de Borel foi determinar a existência e a possibilidade de

encontrar uma estratégia ótima que levaria à vitória do jogador.

No processo evolutivo da teoria em análise, tambémmerece desta-

que o matemático John von Neumann, que através de sua obra direciona-

da à economia preocupou-se em afirmá-la como uma ciência exata.

Ressalta Almeida (2003) que esse matemático publicou trabalhos

desde 1929 sobre a Teoria dos Jogos, mas foi em 1944 que se consagrou

com sua obra maior, Theory of Games and Economic Behavior, a qual foi

escrita em conjunto com Oskar Morgenstern. Nessa obra, problemas típi-

cos do comportamento econômico puderam ser analisados como jogos

de estratégia.

Neumann desenvolveu diversos conceitos básicos, tais como o de

minimax/maximin e de jogos de soma zero, todos baseados e voltados

para a competição. É o que Abrantes (2004, p.56 e p.73) explica:

Escolhe-se a estratégia do “maximin” (maximização do ga-

nho mínimo) oposta pela estratégia do “minimax” (minimi-

zação do ganho máximo) pela qual se deverá posicionar o

adversário. O resultado de cada combinação de estratégias,

por dois jogadores ou empresas é chamado ganho).

O dilema do prisioneiro é um jogo, de soma nula. Neste jogo,

existe uma espécie de vasos comunicantes entre as acções

dos jogadores, onde o ganho de um, depende do prejuízo de

outro(s). Em geral, a solução escolhida como solução óptima,

é associada a tomada de acções, porque nenhum dos jogado-

res pode ser recompensado por um desvio qualquer do curso

das acções, pelo risco que tal comportamento não favoreça

os outros adversários.