

Revista FONAMEC
- Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 94 - 110, maio 2017
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Essa concepção se encontra enraizada no comportamento huma-
no, tendo em vista que, desde a infância, os indivíduos sempre foram es-
timulados a competir. Seja nas brincadeiras de criança, jogos em geral,
gincanas, ou em outras atividades, necessariamente, há um ganhador e
um perdedor. São poucas exceções de jogos que estimulam a cooperação,
a exemplo do frescobol.
Assim, a função do mediador assume relevância, uma vez que seu
papel consiste em auxiliar os envolvidos em um conflito a perceberem qual
a melhor estratégia a ser seguida e, assim, atingir o Equilíbrio de Nash.
É esse o entendimento de Silva (2013) ao afirmar que cabe ao media-
dor criar condições para promoção do diálogo entre as partes, bem como
para restabelecer a comunicação e promover a transformação do conflito.
Em outras palavras, o mediador deve ter a habilidade de fazer com
que os envolvidos percebam que maximizarão seus ganhos individuais,
quando agirem de forma cooperativa.
Nesse linha também é o pensamento de Almeida (2003, p.3):
A ideia de cooperação não é totalmente incompatível com o
pensamento de ganho individual, já que, para Nash, a coope-
ração traz a noção de que é possível maximizar ganhos indivi-
duais cooperando com o adversário. Não é uma ideia ingênua,
pois, ao invés de introduzir somente o elemento cooperativo,
traz dois ângulos sob os quais o jogador deve pensar ao formu-
lar sua estratégia: o individual e o coletivo. Se todos fizerem o
melhor para si e para os outros, todos ganham.
O que se depreende é que a cooperação, em situações de conflito
que envolvem relações continuadas, onde recomenda-se a mediação, tor-
na-se a melhor estratégia racional. Até mesmo para indivíduos egoístas,
a cooperação contínua maximizará os ganhos individuais e, consequente-
mente, gerará benefícios mútuos.
E é justamente neste aspecto que a Teoria dos Jogos, através do
Equilíbrio de Nash, pode ser utilizada como fundamento teórico aplicado
à mediação de conflitos.
CONCLUSÃO
O estudo da Teoria dos Jogos tem como fundamento analisar situa-
ções de conflito, nas quais os envolvidos baseiam suas decisões conforme