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Revista FONAMEC

- Rio de Janeiro, v.1, n. 1, p. 94 - 110, maio 2017

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Essa concepção se encontra enraizada no comportamento huma-

no, tendo em vista que, desde a infância, os indivíduos sempre foram es-

timulados a competir. Seja nas brincadeiras de criança, jogos em geral,

gincanas, ou em outras atividades, necessariamente, há um ganhador e

um perdedor. São poucas exceções de jogos que estimulam a cooperação,

a exemplo do frescobol.

Assim, a função do mediador assume relevância, uma vez que seu

papel consiste em auxiliar os envolvidos em um conflito a perceberem qual

a melhor estratégia a ser seguida e, assim, atingir o Equilíbrio de Nash.

É esse o entendimento de Silva (2013) ao afirmar que cabe ao media-

dor criar condições para promoção do diálogo entre as partes, bem como

para restabelecer a comunicação e promover a transformação do conflito.

Em outras palavras, o mediador deve ter a habilidade de fazer com

que os envolvidos percebam que maximizarão seus ganhos individuais,

quando agirem de forma cooperativa.

Nesse linha também é o pensamento de Almeida (2003, p.3):

A ideia de cooperação não é totalmente incompatível com o

pensamento de ganho individual, já que, para Nash, a coope-

ração traz a noção de que é possível maximizar ganhos indivi-

duais cooperando com o adversário. Não é uma ideia ingênua,

pois, ao invés de introduzir somente o elemento cooperativo,

traz dois ângulos sob os quais o jogador deve pensar ao formu-

lar sua estratégia: o individual e o coletivo. Se todos fizerem o

melhor para si e para os outros, todos ganham.

O que se depreende é que a cooperação, em situações de conflito

que envolvem relações continuadas, onde recomenda-se a mediação, tor-

na-se a melhor estratégia racional. Até mesmo para indivíduos egoístas,

a cooperação contínua maximizará os ganhos individuais e, consequente-

mente, gerará benefícios mútuos.

E é justamente neste aspecto que a Teoria dos Jogos, através do

Equilíbrio de Nash, pode ser utilizada como fundamento teórico aplicado

à mediação de conflitos.

CONCLUSÃO

O estudo da Teoria dos Jogos tem como fundamento analisar situa-

ções de conflito, nas quais os envolvidos baseiam suas decisões conforme