Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para a turma 2 do curso “Mediação e consensualidade processual” em janeiro

As vagas são exclusivas para concluintes da turma 2 do Curso "Mediação e Métodos Alternativos de Solução de Conflitos"

O Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, em 2023, a segunda turma do curso “Mediação e Consensualidade Processual”. As vagas são exclusivas para concluintes da turma 2 do Curso "Mediação e Métodos Alternativos de Solução de Conflitos".

As inscrições estarão abertas a partir do dia 16 de janeiro de 2023, e as aulas serão síncronas (nos dias 13 e 27 de março, das 19h às 20h30) e assíncronas. A carga horária será de 30 horas.

A formação, que ocorrerá via Moodle e plataforma Zoom, é destinada aos magistrados do Tribunal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) coordenadores do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC).

Coordenação e tutoria

O desembargador Cesar Felipe Cury, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), é o coordenador e a professora Daniela Muniz Bezerra de Melo, mestre em Direito em Direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), é a tutora da formação.

Objetivos

Ao concluir o curso, o magistrado estará apto a realizar o diagnóstico, na prática do foro, das ações possíveis em via de autocomposição, a aplicar técnicas de cooperação processual trazidas pelo novo Código de Processo Civil (CPC) e a identificar os processos que tenham características estruturais.

Corpo docente

Serão docentes da formação: os desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), Cesar Felipe Cury, Alexandre Antônio Franco Freitas Câmara e Humberto Dalla Bernardina de Pinho, doutor em Direito pela Uerj; Antonio do Passo Cabral, doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em cooperação com a Universidade de Munique (LMU); Edilson Vitorelli Diniz Lima, doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Fredie Souza Didier Junior, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); o juiz Daniel Vianna Vargas, mestre em Direito Processual pela Uerj; Fernanda Guerra, especialista em Inovação Jurídica; Fernanda Tartuce Silva, doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP) e Trícia Navarro Xavier Cabral, doutora em Direito Processual pela Uerj.

Disciplinas

Constituída por quatro módulos, a formação tratará dos temas: “Processo Civil”; “Gestão de processos e jurisdição”; “Relacionamento institucional e interpessoal”; “Empatia e comunicação”; “Construção de pensamento crítico e/ou compreensivo”; “Direito Sistêmico”; “Justiça Restaurativa”; e “Conciliação, arbitragem e meios adequados de resolução de disputa”.

Inscrição

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/cursosmagistrados/abertos

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados pelos telefones (21) 3133-1808 | 3133-3872 ou através do e-mail emerj.difor@tjrj.jus.br

 

14 de dezembro de 2022 

 Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)