Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Por Elas Pelo fim da violência contra a mulher

por elas biblioteca e cultura

A peça de teatro Por Elas estreou em 2018 e realizou no mesmo ano duas temporadas de sucesso de público e crítica. No início de 2021, a EMERJ produziu e estreou no Dia Internacional da Mulher uma versão inédita remota da peça, em homenagem a todas as mulheres que têm perdido suas vidas apenas por serem mulheres e, em especial, naquela ocasião, à juíza de direito Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio em 24 de dezembro de 2020.

Escrita em 2016 pela diretora de teatro Silvia Monte e pelo advogado Ricardo Leite Lopes, Por Elas aborda a questão da violência de gênero nas suas diversas dimensões psíquica, cultural, social e institucional. A peça exibe um “coro de mulheres” que espelha tanto o condicionamento do sexo feminino aos estereótipos imputados pelo machismo quanto a ambiguidade com que a sociedade trata a violência de gênero. Os personagens masculinos dão voz a um “coro de homens” – protegido pela sociedade patriarcal e pela certeza da impunidade – que promove um leque diversificado de situações de insulto, vergonha, desrespeito, humilhação, dor e agressão psíquica e física à mulher.

O elenco da leitura remota é formado por Alessandra Aleixo, Paula Cossa, Raquel Gouveia, Renata Lima, Rosana França, Silvana Antunes, Simone Costa e Claudio Annuza - todos colegas ingressos há dezesseis anos na carreira da magistratura juntamente com a juíza Viviane Vieira do Amaral. Completam o elenco, o desembargador Claudio Dell'Orto e os juízes Renato Charnaux Sertã e Ricardo Andrade.

Este espetáculo remoto de Por Elas será apresentado no calendário de eventos culturais da EMERJ, realizados pela sua Comissão Biblioteca e Cultura, em datas e campanhas especiais que marquem a luta do Judiciário e da sociedade pelo fim da violência contra as mulheres. As transmissões serão disponibilizadas no YouTube, canal EMERJ, em datas e horários a serem divulgados pela EMERJ.

Confira a programação e participe.

 

CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES / 2021

por elas biblioteca e cultura

8 de março - Dia Internacional da Mulher Declarado durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca/Copenhagen, em 1910. É uma data de mobilização e luta pelos direitos das mulheres. 9 de março - Promulgação da Lei do Feminicídio A Lei 13.104/15 considera feminicídio - o assassinato de mulheres por serem mulheres - quando o crime envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. ESTREIA de Por Elas – peça de teatro que trata sobre violência doméstica e feminicídio. Em VERSÃO INÉDITA, o espetáculo remoto é uma homenagem da EMERJ à juíza Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio em 24 de dezembro de 2020 e a todas as mulheres assassinadas por serem mulheres. A leitura será realizada de forma on-line, com elenco formado por sete juízas e um juiz da turma da Dra. Viviane e mais três magistrados convidados.


por elas biblioteca e cultura

30 de abril - Dia Nacional da Mulher

Instituído pela Lei nº 6.971/1980, a data homenageia Jerônima Mesquita, uma das primeiras líderes do movimento feminista brasileiro. Ela fundou o Movimento Bandeirante, que tinha como objetivo a inserção da mulher na sociedade, e foi uma das criadoras do Conselho Nacional das Mulheres.

É uma data de mobilização nacional pela equidade de gênero.

A reapresentação da versão remota da leitura dramatizada da peça teatral Por Elas marca o início de apresentações do espetáculo, no calendário anual de datas especiais em prol dos direitos das mulheres.


por elas biblioteca e cultura

15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006)

A Lei cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (Art. 226, §8°)* e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro (Convenção de Belém do Pará, Pacto de San José da Costa Rica, Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher

27 de agosto 15h às 16h30 – SESSÃO ESPECIAL da leitura dramatizada de Por Elas (YouTube) 16h30 às 18h – RODA DE CONVERSA (ZOOM) Participação: Dra. Adriana Ramos de Mello, juíza titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e elenco da leitura.