Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Linha do tempo

1890

Biblioteca da Corte de Apelação

O primeiro registro sobre a Biblioteca do TJERJ na República constado do Decreto nº 1.030 de 14 de novembro de 1890, que trata da organização da Justiça do Distrito Federal, refere-se à mesma como Biblioteca da Corte de Apelação do Distrito Federal.

Foto Linha do Tempo - Ano 1890

1937

Biblioteca do Tribunal de Apelação do Distrito Federal

Na Carta Constitucional de 1937, durante o Estado Novo, foi adotada uma nova nomenclatura para o Tribunal mudando seu nome para Biblioteca do Tribunal de Apelação do Distrito Federal.

Foto Linha do Tempo - Ano 1937

1944

Início da organização de catálogos para consulta

Já possuindo numerosas obras de valor, apenas em 1944 foi nomeada uma comissão que organizou os catálogos impressos (onomástico e por assunto), facilitando a consulta das obras existentes.

Foto Linha do Tempo - Ano 1944

1946

Biblioteca do Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Com a promulgação da Constituição de 1946, foi adotada uma nova nomenclatura para os Tribunais Estaduais, que passaram a se chamar, simplesmente, Tribunais de Justiça. A Biblioteca passou, então, a denominar-se Biblioteca do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Foto Linha do Tempo - Ano 1946

1960

Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara

A época do Estado da Guanabara, a Biblioteca funcionava no antigo prédio do Tribunal, na Rua Dom Manuel nº 29. Quando funcionava na Rua Dom Manuel nº 29, o acervo era disposto em estantes de madeira que se prolongavam até o teto, sendo necessária a utilização de 'escadas de farmácia' para alcançar os livros guardados nas prateleiras mais altas.

Foto Linha do Tempo - Ano 1960

1974

Mudança para o prédio da Av. Erasmo Braga

A mudança da Biblioteca para o prédio localizado à Avenida Erasmo Braga ocorreu em 1974, oferecendo aos seus usuários instalações com capacidade para armazenar até 50 mil volumes e melhores condições de consulta, leitura e estudo.

Foto Linha do Tempo - Ano 1974

1975

Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Como resultado da fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, os Tribunais de Justiça de ambos os Estados também se fundiram, passando a existir um único Tribunal de Justiça, sediado na cidade do Rio de Janeiro - Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Essa fusão atingiu as Bibliotecas do Poder Judiciário dos dois Estados. A Biblioteca do Rio de Janeiro incorporou, administrativamente, a Biblioteca Regional de Niterói, que pertencia ao Tribunal de Justiça do antigo Estado do Rio de Janeiro. Hoje, ambas pertencem ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

1985

Automatização das atividades técnicas

Em 1985, a Biblioteca automatizou suas atividades técnicas, possibilitando acesso imediato à informação, através do Sistema de Apoio Bibliotecário Automatizado - SABIA - trabalho pioneiro na área de documentação jurídica no Estado do Rio de Janeiro.

2006

Mudança para o prédio da Lâmina III

No dia 8 de dezembro de 2006, a Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro passou a ocupar o andar térreo do novo prédio, Lâmina III, onde estão localizadas as Câmaras Cíveis, à Rua Dom Manuel 37. As novas instalações oferecem melhores condições de trabalho e atendimento ao usuário.

Foto Linha do Tempo - Ano 2006

2010

120 anos da Biblioteca do TJERJ

A Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro celebrou em 2010 seus 120 anos na República com uma exposição que contou sua história como um instrumento de compartilhamento do saber e de registro de memória.

Foto Linha do Tempo - Ano 2010

2012

Sistema SOPHIA

A Biblioteca passa a disponibilizar as informações através do sistema Sophia facilitando o acesso as informações bibliográficas.

Foto Linha do Tempo - Ano 2012

2017

Resolução TJ/OE/RJ Nº 01/2017

Aprova a Estrutura Organizacional do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro e dá outras providências.

2018

Resolução TJ/OE/RJ Nº 03/2018

Resolve atribuir o nome “DESEMBARGADOR JOSÉ CARLOS BARBOSA MOREIRA” à Biblioteca do TJERJ/EMERJ.

Foto Linha do Tempo - Ano 2018

2019

ISO 9001:2015

A Biblioteca TJRJ/EMERJ foi contemplada com o Certificado de Sistema de Gestão da Qualidade da Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 pelo seu empenho e suas qualidades.

Imagem da Linha do Tempo - Ano 2019

2022

Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário

A Biblioteca Recebe o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico, com o projeto de digitalização e disponibilização on-line das obras raras.

Imagem da Linha do Tempo - Ano 2022