Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

História da EMERJ

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), pioneira entre as Escolas da Magistratura, é uma instituição de ensino destinada à formação e aperfeiçoamento de magistrados e à disseminação do conhecimento jurídico.

Foto: EMERJ

Situada na cidade do Rio de Janeiro, foi criada pela Lei Estadual nº 1.395, em 8 de dezembro de 1988, ano que marcou a história do país devido à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Assim surgia uma nova Carta Magna e uma Escola que prepararia magistrados para um novo tempo.

A EMERJ é administrada por um conselho consultivo, formado por magistrados e presidido pelo diretor-geral. Iniciou como uma escola itinerante, utilizando as dependências do Tribunal de Justiça do Estado Rio de Janeiro (TJRJ), do extinto Tribunal de Alçada Cível e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 1995, com a construção da Lâmina II do TJRJ e o aproveitamento da área sobre o antigo prédio, a EMERJ ganhou sua primeira sede, no 4º andar do Fórum Central.

Em 20 de julho de 2012, fruto do empenho da Alta Administração do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ) e da então diretora-geral da EMERJ, foi inaugurada a sede própria na Rua Dom Manuel, 25, na região central do Rio, no antigo prédio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com salas amplas, refeitório, lanchonete e auditórios que atendem às necessidades dos clientes e funcionários da Escola.

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro iniciou suas atividades com o Curso de Especialização em Direito Público e Privado, com natureza de pós-graduação lato sensu, voltado para bacharéis em Direito aprovados e classificados em prova de seleção. Pelas salas de aula, passaram alunos que atualmente são magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, procuradores, ministros e advogados renomados.

No decorrer dos anos, a EMERJ ampliou sua atuação, tornando-se uma escola múltipla que cuida da formação continuada de todos os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Os cursos preparam os magistrados para a prática jurídica, sempre de acordo com as normas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Os juízes também podem se aperfeiçoar em diferentes cursos, não somente nos relativos ao Direito, mas também às áreas de Ciências Político-Sociais, História, Filosofia e de todas as disciplinas que compõem o vasto e complexo universo do conhecimento necessário a uma nova e contemporânea magistratura.

Foto: EMERJ

A instituição tem uma das três maiores bibliotecas jurídicas do Brasil. A Biblioteca José Carlos Barbosa Moreira, Biblioteca TJERJ/EMERJ, presta aos alunos e ao público em geral serviços de apoio bibliográfico e, para isso, possui um espaço moderno, acolhedor e preparado para que os usuários possam desfrutar de muito conhecimento e cultura.

A EMERJ realiza cursos de extensão com o objetivo de promover aperfeiçoamento profissional, além de possuir Fóruns Permanentes em diversas áreas do Direito, que democratizam o conhecimento por meio de seminários gratuitos abertos ao público, sobre temas das diversas áreas do saber jurídico e humanístico.

Foto: EMERJ

Além disso, a instituição possuí três auditórios, sendo dois localizados no edifício sede oficial da EMERJ, chamados Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e Auditório Desembargador Joaquim Antônio Vizeu Penalva Santos, e um no prédio do TJRJ, intitulado Auditório Antônio Carlos Amorim.

DIRETORES-GERAIS

Foto: Desembargador Cláudio Vianna de Lima

Desembargador
Cláudio Vianna de Lima
(1988 a 1997)

Foto: Desembargador Manoel Carpena Amorim (1997 a 2001)
Desembargador
Manoel Carpena Amorim
(1997 a 2001)

Foto: Desembargador Sergio Cavalieri Filho (2001 a 2005)
Desembargador
Sergio Cavalieri Filho
(2001 a 2005)

Foto: Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (2005 a 2009)
Desembargador 
Paulo Roberto Leite Ventura
(2005 a 2009)
Foto: Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos (2009 a 2011)
Desembargador
Manoel Alberto
Rebêlo dos Santos
(2009 a 2011)
Foto: Desembargadora Leila Maria Carrillo Cavalcante Ribeiro Mariano (2011 a 2013)
Desembargadora 
Leila Maria Carrillo
Cavalcante Ribeiro Mariano
(2011 a 2013)
Foto: Desembargador Sérgio de Souza Verani (2013 a 2015)
Desembargador
Sérgio de Souza Verani
(2013 a 2015)
Foto: Desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa (2015 a 2017)
Desembargador
Caetano Ernesto da
Fonseca Costa

(2015 a 2017) 

Foto: Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo (2017 a 2019)
Desembargador
Ricardo Rodrigues Cardozo

(2017 a 2019) 

Foto: Desembargador Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade (2019 a 2021)
Desembargador
André Gustavo
Corrêa de Andrade
(2019 a 2021) 
Foto: Desembargadora Cristina Tereza Gaulia (2021 a 2023)
Desembargadora
Cristina Tereza Gaulia

(2021 a 2023)

Foto: Desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo (2023 a 2025)

 

Desembargador
Marco Aurélio
Bezerra de Melo
(2023 a 2025)