Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

NUPEGRE

Relatórios de Pesquisa NUPEGRE
ISSN 2595-7902

 

O Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia – NUPEGRE é um centro de investigação e de informação jurídica, recursos e iniciativas sobe os direitos das mulheres, questões de gênero, raça e grupos étnicos no Brasil. Ele foi criado em 2015, pela Portaria 43/2015 na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, concomitantemente à criação da primeira Pós-Graduação em Gênero e Direito. Atualmente, o núcleo ampliou a sua participação com pessoas de diferentes universidades e centros de investigação nacional.         
O núcleo tem por meta pesquisar e analisar temas de direitos humanos que envolvam gênero, raça e etnia, a fim de auxiliar na construção de políticas públicas transformadoras, por meio da proposição de recomendações, com foco no sistema de justiça, em especial, o Poder Judiciário. O objetivo do grupo de pesquisa é, portanto, difundir práticas de proteção dos interesses dos grupos subalternizados e servir de ferramenta de transformação social dentro do sistema de justiça.

Composição Atual do NUPEGRE:

■ Pesquisadores: Dra. Adriana Ramos de Mello; Dra. Lívia de Meira Lima Paiva.

■ Alunas Bolsistas: Beatriz Brito da Costa Honorato Santos, Letícia de Oliveira Machado, Mariana Cerqueira Abbud, Robson da Silva Aquino.

■ Colaboradores externos: Dra. Maria Helena Barros de Oliveira, Dra. Rosângela Pereira da Silva.

 

Portaria 41/20
Portaria 61/20
Portaria 25/2020
Portaria 74/2017
Portaria 10/2016
Portaria 4/2016
Portaria 50/2015

 


Os Relatórios de Pesquisa NUPEGRE tem como missão informar a comunidade acadêmica sobre os resultados das investigações realizadas e os desafios que revestem os debates sobre os estudos de gênero. No Brasil as desigualdades econômicas e sociais são bem acentuadas e um dos grandes desafios a ser enfrentado. Uma das dificuldades diz respeito ao modo como o Direito interpreta as relações sociais, algumas vezes, reforçando desigualdades de gênero, ao invés de diminui-las.
Diante dessas constatações, a EMERJ, através do Grupo de Pesquisas em Gênero, Raça e Etnia - NUPEGRE, se orgulha de poder divulgar os resultados das investigações e de contribuir para fomentar o debate e a produção científica com o propósito de disseminar conhecimentos e atuar como transformador social e instrumento de reflexão para a promoção da igualdade de gênero.
  • Dra. Adriana Ramos de Mello.
  • Dra. Lívia de Meira Lima Paiva.
  • Vanessa Guimarães dos Santos.
  • Elaine Gomes dos Santos.
  • Thalyta Eloah Santana.
  • Mariana Cerqueira Abbud.
  • Letícia de Oliveira Machado.
  • Dra. Maria Helena Barros de Oliveira.
  • Dra. Simone Cuber Araújo Pinto.
  • Dra. Rosângela Pereira da Silva.
Periodicidade: irregular.
Idiomas:  Português
Autor corporativo: Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.
Editora: EMERJ
 
NUPEGRE - Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia
Rua Dom Manuel, 25, sala 410, Observatório de Pesquisas Bryant Garth, Centro – RJTel.: (21) 3133-3886 / 3133-1604
E-mail: emerj.observatorio@tjrj.jus.br
Clique na imagem abaixo para saber mais sobre esta edição.


   
   
 
Relatórios de Pesquisa Nupegre - número 4 - 2019
 
Relatórios de Pesquisa Nupegre - número 4 - 2019
   
  n.5 2020    
  
 
Voltar