Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Livro Aberto - Segunda Temporada

Livro Aberto - Encontros com a Literatura
[Leituras e Rodas de Conversa]

 

 

Segunda temporada

Livro Aberto - Segunda temporada

Dando continuidade ao programa Livro Aberto, “Biblioteca e Cultura” promoverá nos meses de agosto e setembro a sua segunda temporada. Por meio de leituras de narrativas ficcionais e poesias de escritores e poetas brasileiros e estrangeiros de todas as épocas, o programa visa a divulgar a literatura; estimular a leitura; provocar reflexão crítica; fomentar o enriquecimento intelectual e cultural; disseminar valores estéticos e éticos e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e sensíveis.

 

Previsto para o período de 12 de agosto a 30 de setembro, o segundo capítulo do Livro será aberto pela obra da romancista e contista LYGIA FAGUNDES TELLES. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e, em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de Língua Portuguesa. Dos oitenta cinco contos reunidos na obra Os Contos, publicada pela Companhia das Letras*, a Comissão Biblioteca e Cultura escolheu quatro para serem lidos e debatidos: Senhor diretor, Venha ver o pôr do sol, Verde lagarto amarelo e O menino.

* TELLES, Lygia Fagundes
Os Contos, 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

 

Livro Aberto

De 12/8 a 30/9, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30min

“Gravar a intenção para garantir a permanência – era isso? O gesto, a careta, o grito podia se perder, mas a palavra precisava ser guardada como os vaga-lumes que eu caçava e fechavas nas pequenas caixas de sabonete. Teria nascido nesse tempo o antigo instinto de permanecer, de se valer da arte para assim ficar. Resistir. A esperança de infinito na nossa finitude”

(NO PRINCÍPIO ERA O MEDO – Depoimento)
LYGIA FAGUNDES TELLES

Livro Aberto

12/8, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min

Leitura do conto: Senhor diretor

“Que sei eu desse rio com seus descaminhos? Mas não é no coração que vão dar todos eles? O coração, ele mesmo não se irriga nesse amor?”

Livro Aberto

26/8, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min

Leitura do conto: Venha ver o pôr do sol

“(...) a beleza não está nem na luz da manhã nem na sombra da noite, está no crepúsculo, nesse meio-tom, nessa ambiguidade.”

Livro Aberto

16/9, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min

Leitura do conto: Verde lagarto amarelo

“Podia rolar na terra e não se conspurcava, nada chegava a sujá-lo realmente porque mesmo através da sujeira podia se ver que estava intacto.”

Livro Aberto

30/9, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min

Leitura do conto: O menino

“(...) Na rua, ele andava pisando forte, o queixo erguido, os olhos acesos. Tão bom sair de mãos dadas com a mãe.”