Dando continuidade ao programa Livro Aberto, “Biblioteca e Cultura” promoverá nos meses de agosto e setembro a sua segunda temporada. Por meio de leituras de narrativas ficcionais e poesias de escritores e poetas brasileiros e estrangeiros de todas as épocas, o programa visa a divulgar a literatura; estimular a leitura; provocar reflexão crítica; fomentar o enriquecimento intelectual e cultural; disseminar valores estéticos e éticos e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e sensíveis.
Previsto para o período de 12 de agosto a 30 de setembro, o segundo capítulo do Livro será aberto pela obra da romancista e contista LYGIA FAGUNDES TELLES. Considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985 e, em 2005 recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de Língua Portuguesa. Dos oitenta cinco contos reunidos na obra Os Contos, publicada pela Companhia das Letras*, a Comissão Biblioteca e Cultura escolheu quatro para serem lidos e debatidos: Senhor diretor, Venha ver o pôr do sol, Verde lagarto amarelo e O menino.
* TELLES, Lygia Fagundes
Os Contos, 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
De 12/8 a 30/9, às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30min
“Gravar a intenção para garantir a permanência – era isso? O gesto, a careta, o grito podia se perder, mas a palavra precisava ser guardada como os vaga-lumes que eu caçava e fechavas nas pequenas caixas de sabonete. Teria nascido nesse tempo o antigo instinto de permanecer, de se valer da arte para assim ficar. Resistir. A esperança de infinito na nossa finitude”
(NO PRINCÍPIO ERA O MEDO – Depoimento)
LYGIA FAGUNDES TELLES