Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Regras e Inscrições On-Line - Evento Presencial

As inscrições nos eventos (seminários, conferências, palestras, simpósios e etc.) são realizadas exclusivamente pela internet emerj.jus.br/site/. A inscrição por meio eletrônico tem por finalidade exercer o controle de presença no evento, de acordo com a frequência de cada participante, com o objetivo de comprovar as horas de capacitação concedidas junto à Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, à Escola da Administração Judiciária - ESAJ e afins (universidades, cursos e outros).

O público participante, sem inscrição prévia, não terá direito ao Certificado de Participação no evento, bem como a qualquer carga horária conferida junto à OAB, à ESAJ e afins (universidades, cursos e outros).

A EMERJ filmará todo o evento. Ficam os participantes cientes de que as gravações e fotografias poderão ser utilizadas para divulgação e fins institucionais, inclusive, nos cursos a distância bem como para a disponibilização do material na página da EMERJ na internet.

É vedada a participação em eventos/fóruns da EMERJ trajando bermudas, camisetas, bonés ou vestimentas de times.

Procedimentos para a inscrição:

Antes de fazer a primeira inscrição, será necessário preencher o Cadastro de Participante, com dados do usuário, senha e um e-mail válido, para o qual será enviada uma mensagem para ativação e validação do cadastro.

Somente após a validação do cadastro o participante poderá realizar inscrições on-line nos eventos da Escola.

Para realizar inscrições, o participante deve clicar no ícone do evento selecionado e, em seguida, no ícone inscrições on-line e digitar os dados solicitados.

Após a efetivação da inscrição, será emitido o Comprovante de Inscrição, com código de barras, que deverá ser impresso pelo participante e apresentado no evento.


Procedimentos para comprovação da frequência no dia do evento:

É obrigatória a apresentação do Comprovante de Inscrição para o acesso à portaria da EMERJ.

É de exclusiva responsabilidade do participante registrar a entrada e a saída do evento, o que validará seu tempo de permanência no mesmo. O participante deverá apresentar o comprovante de inscrição ao funcionário munido do leitor ótico para leitura do código de barras e consequente comprovação da presença, no início e no término do evento, não podendo alegar desconhecimento.

O registro de presença, mediante leitura ótica, se dará somente 30 (trinta) minutos antes do horário de início e até 30 (trinta) minutos após o término do evento, que pode ocorrer em horário diferente do divulgado na programação. A EMERJ não se responsabilizará pela validade do registro feito em horário diverso do estabelecido acima.

No caso de evento com programação em períodos distintos (manhã e tarde ou noite), ou em mais de um dia, deverá ser registrada a presença por período, ou seja, entrada e saída no turno da manhã; idêntico procedimento deve ser observado nos demais turnos e/ou dias. Serão computadas as horas provenientes de cada período (turno) ou dia registrado.

Um único registro de presença (somente a entrada ou somente a saída do evento) inviabilizará a comprovação de participação e seus efeitos, ainda que o participante tenha permanecido presente durante todo o evento.

No caso de falhas operacionais da leitura ótica da inscrição (Sistema Eletrônico de Controle de Presença), o participante deverá assinar Lista de Presença Nominal, previamente impressa, na entrada e na saída de cada período/dia do evento, obedecidas as mesmas regras mencionadas.

O certificado referente à carga horária conferida pela participação no evento junto à OAB/RJ (Resolução nº. 138 de 29/09/1999, do Conselho da OAB/RJ) ou comprovada pelo Certificado de Participação, será expedido pela Secretaria Acadêmica da EMERJ.

A carga horária relativa à participação dos funcionários do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Resolução do Conselho da Magistratura 02/2020 - TJ/RJ) será conferida pela ESAJ, mediante requerimento individual naquela Escola.

O cômputo das cargas horárias supracitadas se dará pelo Sistema Eletrônico de Controle de Presença, obedecendo-se aos seguintes critérios:

Será conferida a carga horária no evento de período único (manhã ou tarde) ao participante que obtiver presença mínima registrada igual ou superior a 75% da carga horária total prevista a partir dos horários divulgados na programação, salvo quando o evento terminar antes do horário previsto.

No caso de evento com programação em períodos distintos (manhã e tarde ou noite) ou dias distintos, será computada para o participante a carga horária relativa à presença obtida por período/dia com o mínimo de 75% de presença da carga horária prevista para cada período/dia, conforme programação estabelecida, salvo quando o evento terminar antes do horário previsto.

Se o término do evento for antecipado, será computada para o participante a carga horária relativa à presença mínima registrada igual ou superior a 75% em função do tempo de duração do evento.

O Certificado on-line de participação poderá ser solicitado pelo link Solicitação de Certificado On-line. Somente estarão disponíveis os eventos em que o participante tiver obtido presença mínima registrada igual ou superior a 75% da carga horária total prevista para cada período/dia. A frequência no evento estará disponível para consulta em até 2(dois) dias úteis após a data do evento. Caso o evento não esteja listado, o participante deverá consultar a Secretaria Acadêmica da EMERJ se possui direito, no prazo máximo de 1 (um) ano após a data do evento, munido do comprovante de inscrição, que também é necessário para comprovação das horas concedidas junto à OAB e a ESAJ.
Não haverá devolução da taxa de solicitação de Certificado de Participação. Caso ocorra pagamento indevido, o valor poderá permanecer como crédito para futuras solicitações.

A inscrição e o cancelamento de inscrição poderão ser realizados até as 23h59min do dia que antecede o evento.

A inscrição garante vaga até o horário de início do evento. Após esse horário, o local será aberto ao público interessado.

Para informações sobre Webinar, acesse Regras e Inscrições On-line - Webinar.

Qualquer problema, sugestão ou dificuldade na realização da inscrição, enviar e-mail para emerj.detec@tjrj.jus.br, nos dias úteis, das 10h às 18h, relatando o problema e informando seu nome completo e CPF.