A Biblioteca TJERJ / EMERJ – Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, por meio da sua Comissão Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, inaugura em junho o programa LIVRO ABERTO que receberá obras de escritores brasileiros e estrangeiros de todas as épocas. O programa visa: divulgar a literatura; estimular a leitura; provocar a reflexão crítica; fomentar o enriquecimento intelectual e cultural; disseminar valores estéticos e éticos; e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e sensíveis.
O LIVRO será ABERTO pela obra de um dos maiores autores – para alguns críticos, o maior da literatura brasileira – Machado de Assis (1839-1908). Considerado um dos mais renomados contistas da literatura brasileira, Machado de Assis escreveu em torno de 200 contos durante a sua vida. Da coletânea “Papeis Avulsos” (1882), foram escolhidos quatro célebres contos para serem lidos e discutidos na primeira temporada do LIVRO ABERTO: “Teoria do Medalhão”, “O Segredo do Bonzo”, “O Espelho”; “O Alienista”.
O lançamento do LIVRO será marcado pela ilustre presença do professor de literatura brasileira, ensaísta, compositor e músico José Miguel Wisnik que fará a palestra inaugural sobre a obra do “bruxo do Cosme Velho” e da sua maestria nos “contos da alma”.
A cada encontro, haverá a apresentação da leitura do conto programado, realizada por leitores(as) magistrados(as) do TJERJ e, em seguida, haverá uma roda de conversa sobre a obra lida, mediada por um(a) magistrado(a).
Os encontros remotos serão realizados de forma online pela plataforma Zoom da EMERJ, com transmissão em tempo real pelo YouTube – Canal EMERJ. A EMERJ disponibilizará o link para a participação dos encontros no respectivo dia marcado para a sua realização. As obras escolhidas estão à disposição do público no banco de textos literários da Biblioteca da TJERJ/EMERJ para que todos os leitores(as) interessados (as) em participar possam (re)lê-lo.
O programa é aberto ao público em geral, com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Confira a programação e participe!
9/6, quarta-feira, das 18h30min às 20h30min - LANÇAMENTO
Leitura do poema: “A um bruxo com amor” - Carlos Drummond de Andrade
“Em noventa versos livres, o poeta adentra ‘certa casa da Rua Cosme Velho (que se abre no vazio)’ para travar um monólogo em que se dirige diretamente, em segunda pessoa, ao ‘bruxo alusivo e zombeteiro’ que a habita. É a partir dessa abertura para o vazio que vemos desfilar a vasta galeria de personagens e situações imensas, ainda que delineadas em traços mínimos, por meio de olhares e gestos furtivos. (...)” (Carlos Drummond de Andrade, “Amor nenhum dispensa uma gota de ácido” – Escritos de Carlos Drummond de Andrade sobre Machado de Assis, organização e apresentação de Hélio de Seixas Guimaraes)
10/6, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min
Leitura do conto: “Teoria do Medalhão”
Sinopse: Na noite do aniversário de 21 anos de Janjão, seu pai o aconselha a ser um “medalhão” e diz o que o filho precisa para ter êxito no intento.
24/6, quinta-feira, da 18h30 às 20h30.
Leitura do conto: “O espelho – O esboço de uma nova teoria da alma”
Alguns cavalheiros discutem sobre temas filosóficos, quando o quinto afastado da discussão é provocado a dar sua opinião. Jacobina apresenta sua “teoria da alma” e para exemplificá-la conta a sua própria história.
8/7, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min
Leitura do conto: “O Segredo do Bonzo”
Sinopse: No povoado de Funchéu, pessoas começam a seguir alguns “líderes” pelas razões mais insólitas. Tudo parece ter a ver com um certo Bonzo. O narrador, Diogo Meirelles e Titané ficam intrigados e resolvem visitar o tal Bonzo para entender o fenômeno. Após a visita os três cavalheiros resolvem fazer experiências para testar o poder da teoria do Bonzo.
Leitura do conto: “O Alienista”
Sinopse: Dr. Simão Bacamarte, médico que tem a ciência como seu “emprego único” e Itaguaí como seu “universo”, resolve dedicar-se ao exame da patologia cerebral. Constrói então a “Casa Verde” para tratar da “saúde da alma”. No inicio, somente os visivelmente “loucos” eram internados; com o desenvolvimento de sua teoria, pessoas consideradas “normais” passam a ser reclusas. Muitas revoltas e reviravoltas acontecem devido à nova “Bastilha da razão humana” do Dr. Bacamarte. Alheio a tudo, o alienista continua com os seus estudos sobre a loucura e ganha novas hipóteses, experimentos e conclusões.
“O Alienista”
Sinopse: Dr. Simão Bacamarte, médico que tem a ciência como seu “emprego único” e Itaguaí como seu “universo”, resolve dedicar-se ao exame da patologia cerebral. Constrói então a “Casa Verde” para tratar da “saúde da alma”. No inicio, somente os visivelmente “loucos” eram internados; com o desenvolvimento de sua teoria, pessoas consideradas “normais” passam a ser reclusas. Muitas revoltas e reviravoltas acontecem devido à nova.