Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Livro Aberto - Primeira Temporada

Livro Aberto - Encontros com a Literatura
[Leituras e Rodas de Conversa]

 

 

Primeira temporada

Livro Aberto

A Biblioteca TJERJ / EMERJ – Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, por meio da sua Comissão Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, inaugura em junho o programa LIVRO ABERTO que receberá obras de escritores brasileiros e estrangeiros de todas as épocas. O programa visa: divulgar a literatura; estimular a leitura; provocar a reflexão crítica; fomentar o enriquecimento intelectual e cultural; disseminar valores estéticos e éticos; e contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e sensíveis.
 
O LIVRO será ABERTO pela obra de um dos maiores autores – para alguns críticos, o maior da literatura brasileira – Machado de Assis (1839-1908). Considerado um dos mais renomados contistas da literatura brasileira, Machado de Assis escreveu em torno de 200 contos durante a sua vida. Da coletânea “Papeis Avulsos” (1882), foram escolhidos quatro célebres contos para serem lidos e discutidos na primeira temporada do LIVRO ABERTO: “Teoria do Medalhão”, “O Segredo do Bonzo”, “O Espelho”; “O Alienista”.

O lançamento do LIVRO será marcado pela ilustre presença do professor de literatura brasileira, ensaísta, compositor e músico José Miguel Wisnik que fará a palestra inaugural sobre a obra do “bruxo do Cosme Velho” e da sua maestria nos “contos da alma”.

A cada encontro, haverá a apresentação da leitura do conto programado, realizada por leitores(as) magistrados(as) do TJERJ e, em seguida, haverá uma roda de conversa sobre a obra lida, mediada por um(a) magistrado(a).

Os encontros remotos serão realizados de forma online pela plataforma Zoom da EMERJ, com transmissão em tempo real pelo  YouTube – Canal EMERJ. A EMERJ disponibilizará o link para a participação dos encontros no respectivo dia marcado para a sua realização. As obras escolhidas estão à disposição do público no banco de textos literários da Biblioteca da TJERJ/EMERJ para que todos os leitores(as) interessados (as) em participar possam (re)lê-lo.

O programa é aberto ao público em geral, com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Confira a programação e participe!

 

Livro Aberto

9/6, quarta-feira, das 18h30min às 20h30min - LANÇAMENTO

Leitura do poema: “A um bruxo com amor” - Carlos Drummond de Andrade

“Em noventa versos livres, o poeta adentra ‘certa casa da Rua Cosme Velho (que se abre no vazio)’ para travar um monólogo em que se dirige diretamente, em segunda pessoa, ao ‘bruxo alusivo e zombeteiro’ que a habita. É a partir dessa abertura para o vazio que vemos desfilar a vasta galeria de personagens e situações imensas, ainda que delineadas em traços mínimos, por meio de olhares e gestos furtivos. (...)” (Carlos Drummond de Andrade, “Amor nenhum dispensa uma gota de ácido” – Escritos de Carlos Drummond de Andrade sobre Machado de Assis, organização e apresentação de Hélio de Seixas Guimaraes)

Livro Aberto

10/6, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min

Leitura do conto: “Teoria do Medalhão”

Sinopse: Na noite do aniversário de 21 anos de Janjão, seu pai o aconselha a ser um “medalhão” e diz o que o filho precisa para ter êxito no intento.


Livro Aberto

24/6, quinta-feira, da 18h30 às 20h30.

Leitura do conto:  “O espelho – O esboço de uma nova teoria da alma”

Alguns cavalheiros discutem sobre temas filosóficos, quando o quinto afastado da discussão é provocado a dar sua opinião. Jacobina apresenta sua “teoria da alma” e para exemplificá-la conta a sua própria história.

Livro Aberto

8/7, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min

Leitura do conto: “O Segredo do Bonzo”

Sinopse: No povoado de Funchéu, pessoas começam a seguir alguns “líderes” pelas razões mais insólitas. Tudo parece ter a ver com um certo Bonzo. O narrador, Diogo Meirelles e Titané ficam intrigados e resolvem visitar o tal Bonzo para entender o fenômeno. Após a visita os três cavalheiros resolvem fazer experiências para testar o poder da teoria do Bonzo.

Livro Aberto
22/7, quinta-feira, das 18h30min às 20h30min – [Do capítulo I ao VII]

Leitura do conto: “O Alienista”

Sinopse: Dr. Simão Bacamarte, médico que tem a ciência como seu “emprego único” e Itaguaí como seu “universo”, resolve dedicar-se ao exame da patologia cerebral. Constrói então a “Casa Verde” para tratar da “saúde da alma”. No inicio, somente os visivelmente “loucos” eram internados; com o desenvolvimento de sua teoria, pessoas consideradas “normais” passam a ser reclusas. Muitas revoltas e reviravoltas acontecem devido à nova “Bastilha da razão humana” do Dr. Bacamarte. Alheio a tudo, o alienista continua com os seus estudos sobre a loucura e ganha novas hipóteses, experimentos e conclusões.

Livro Aberto
29/7, quinta-feira , das 18h30min às 20h30 – [Do capítulo VIII ao capítulo XIII]

“O Alienista”

Sinopse: Dr. Simão Bacamarte, médico que tem a ciência como seu “emprego único” e Itaguaí como seu “universo”, resolve dedicar-se ao exame da patologia cerebral. Constrói então a “Casa Verde” para tratar da “saúde da alma”. No inicio, somente os visivelmente “loucos” eram internados; com o desenvolvimento de sua teoria, pessoas consideradas “normais” passam a ser reclusas. Muitas revoltas e reviravoltas acontecem devido à nova.