“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.” (Paulo Freire)
A Biblioteca TJERJ / EMERJ Des. José Carlos Barbosa Moreira inaugura um espaço dedicado ao desenvolvimento de programas de literatura e arte, promovido pela Comissão Biblioteca e Cultura da EMERJ formada por desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Com o objetivo de abrir janelas de diálogos entre o saber jurídico – especialização desta Biblioteca – e outros campos do conhecimento e da arte, Biblioteca e Culturavem ampliar e estimular o enriquecimento do universo do seu público regular – magistrados, operadores do direito, professores e estudantes das ciências jurídicas – como, também, incentivar a interação com outros atores da sociedade, de formações acadêmicas e culturais variadas, provocando a troca de experiências plurais e conhecimentos diversos. Biblioteca é lugar de memória, de conhecimento, de cultura e culturas, de encontros, de trocas sociais e de diversidade.
O desenvolvimento, nesta tradicional Biblioteca de Direito, de um espaço dedicado ao conhecimento mais crítico, fundado na literatura e na arte, vem ao encontro do pensamento macro que a EMERJ preza na busca pelos direitos fundamentais de acesso à justiça, educação e cultura, em prol de uma sociedade mais justa e democrática.