Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Em auditório lotado, EMERJ celebra a formatura dos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado

“A geração de vocês enfrenta desafios avassaladores e realizará, também por esses motivos, transformações inimagináveis nas próximas décadas. O nosso pedido é: não desistam! Há milênios se sabe que o Direito não é uma ciência exata e deve ser construído conforme cada caso da realidade. Sejam autônomos, reflitam e guiem os seus próprios pensamentos, mas nunca se esqueçam: sucesso sem humildade não é conquista, sem gratidão é arrogância”.

A partir dessa declaração, a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), iniciou a cerimônia de formatura dos alunos do 2º semestre do ano de 2022 das turmas A, B e C do CP-VI, do Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ.

A solenidade ocorreu na noite da última sexta-feira (16) no auditório Antônio Carlos Amorim (ACA), localizado no 4º andar do Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. Ao todo, 116 alunos se formaram.

Na abertura da celebração, o quarteto de cordas Nina’s tocou o hino nacional brasileiro.

Mestres homenageados

Os  professores Guilherme Peña de Moraes, promotor de Justiça e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP);  Eric Scapim, juiz e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Flávia Limmer, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foram, respectivamente, os mestres agraciados com a placa de reconhecimento pelo trabalho desempenhado nas turmas A, B e C do CP-VI.

A docente Flávia Limmer agradeceu pela homenagem e disse: “Esperança. Vocês mostram a esperança que nós podemos ter no Poder Judiciário, para que seja mais humano, mais justo, mais solidário e mais preocupado com as gerações futuras e com as gerações presentes. Não tenho dúvida do sucesso de vocês!”.  

O professor Guilherme Peña aconselhou os formandos: “O nosso objetivo não é o Direito, é a justiça. O Direito aprisiona, mas a justiça liberta. Sejam honestos, responsáveis, coerentes, ponderados, acolhedores e corretos durante a carreira de vocês. Antes de tudo, sirvam o propósito, porque o propósito é muito maior do que um projeto. O propósito é o bem ao próximo”.

“Quando vocês pensarem em desistir e procurar novos ares lembrem-se do que fizeram vocês chegarem até aqui, lembrem-se do que vocês almejam, porque não só os propósitos movem a nossa vida, mas também os nossos sonhos. E sonhos não têm idade e tempo certo para acontecer. Às vezes, imaginamos que o nosso sonho acontecerá num determinado concurso ou carreira, mas os sonhos se transformam. Então, busquem sempre os seus sonhos, amem os sonhos de vocês e não pensem que está muito longe, pois quando menos se espera o sonho acontece. Sejam o que quiserem e sejam felizes”, complementou o juiz Eric Scapim.

Paraninfo e patrono

O patrono e o nome da turma, desembargador Alexandre Freitas Câmara, doutor em Direito pela PUC Minas, falou aos formandos: “Vocês como profissionais do sistema de Justiça vão se deparar com problemas muito complexos. Às vezes, os problemas podem parecer simples para você, mas, para quem está vivendo, o problema sempre é complexo. Atrás de cada processo há pessoas e, às vezes, aquele processo que envolve um caso aparentemente tão simples pode ser a diferença entre sobreviver ou não, pode ser a diferença entre ter ou não ter comida na mesa naquele mês”.

“A cada escolha que você faz, há 360 escolhas que você poderia ter feito e que mudariam tudo no meio do caminho. Portanto, a lição que eu quero deixar para vocês é a de perseverança. Perseverar é a única nota em comum entre a minha pessoa, o juiz Eric Scapim, a desembargadora Cristina Gaulia e o desembargador Alexandre Câmara. Não há opção, então, perseverem!”, disse o paraninfo José Maria de Castro Panoeiro, procurador da República, doutor em Direito pela Uerj.

A formanda do CP-VI-C Jaqueline Arão declarou: “Tínhamos tudo para sucumbir, mas nada foi capaz de nos impedir. Conhecemos a pandemia, o distanciamento, o luto, o acervo jurisprudencial dos tribunais superiores, as inúmeras correntes doutrinárias, as provas semanais, os casos concretos, as nossas próprias inseguranças e os nossos obstáculos particulares. Vencemos! Ressalto que a palavra que melhor traduz o CP-VI é humanidade, eu vivi muito isso com vocês. Considerando que o papel do magistrado é a concretização da dignidade do espírito humano em sede processual, digo a vocês que vocês estão prontos para a magistratura, vocês foram e serão incríveis”.

Mesa de formatura

Além dos homenageados, compuseram a mesa de formatura:  a secretária-geral da EMERJ, Luiza Castro, mestre em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e a diretora do Departamento de Ensino (DENSE) da Escola, Ana Paula Delgado, doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Demais participantes

Também receberam homenagens os funcionários da EMERJ: Cristiano Parente Magalhães, Silvia Cardoso da Cruz e Marcus Philipe Rodrigues de Barros.

Transmissão

A formatura dos alunos do 2º semestre do ano de 2022 está disponível no canal do YouTube da Escola e pode ser assistida por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=eEogSG-154Q

 

 

Confira as fotos da cerimônia: https://flic.kr/s/aHBqjAjYpE

 

Fotos: Guilherme Metello e Maicon Souza 

19 de dezembro de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)