A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu da Fundação Vanzolini, em outubro deste ano, a recertificação da norma ISO 9001, que reconhece o trabalho desenvolvido dentro do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com o cumprimento de regulamentos, legislações e exigências de caráter normativo.
Em todo o país, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001. Durante a auditagem, a equipe da Fundação Vanzolini concluiu que está adequado o escopo do sistema de gestão nos macroprocessos: formar e aperfeiçoar magistrados, atualizar e especializar profissionais do Direito, administrar recursos e logística e realizar administração superior.
Segundo o relatório da auditoria, os aspectos relevantes que demonstraram a efetiva manutenção do sistema de gestão foram: o comprometimento da direção e de todo o pessoal com o sistema de gestão de qualidade; os planos de ação amplos e abrangentes decorrentes do Resumo de Deliberações da diretoria da Escola; auditoria interna abrangente com profundidade de investigação; prêmio CNJ “Memória do Poder Judiciário”, obtido em maio de 2022 pelo Projeto de Digitalização das Obras Raras e disponibilização no site da biblioteca; e a iniciativa da realização do evento internacional de Direito Constitucional Lusófono.
A norma
A ISO 9001 é reconhecida internacionalmente e utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis.
A norma, pela qual a EMERJ é certificada desde 2004, tem o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.
Receber a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional da qualidade do trabalho, já que a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento. Além disso, a ISO 9001 também possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimiza os processos da instituição e a reduz custos.
26 de dezembro de 2022
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)