A Universidade Autônoma de Lisboa (UAL), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Tribunal Supremo de Angola foram algumas das instituições que firmaram convênios com a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), nos últimos dois anos.
Objetivo
Com a meta de ser reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão e por atuar na sociedade como instrumento de transformação, a EMERJ, em 2021 e 2022, valorizou a integração institucional.
O objetivo dos acordos foi incentivar a realização de atividades acadêmicas e culturais conjuntas, como fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates, workshops, estudos, concursos e palestras. Destacaram-se como foco principal as pesquisas e produções científicas, como também a divulgação de conhecimentos jurídicos, além de desenvolvimento de atividades de cooperação internacional.
Convênios
Entre os acordos assinados, estão:
Rádio Roquette-Pinto - A parceria com a Rádio Roquette-Pinto originou o podcast “Roteiros do Direito”. A proposta é de um canal de comunicação entre a sociedade civil e a Justiça, com o objetivo de disseminar informações e tornar o Poder Judiciário mais transparente.
ABPI - O convênio com a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) promoveu o curso de extensão “Propriedade Intelectual”, módulos I, II e III, além do workshop “Questões Contemporâneas do Direito da Propriedade Industrial”, que ocorreu em dezembro de 2021.
BNDES – Firmado em 13 de setembro de 2022, o acordo visa proporcionar o intercâmbio de experiências relevantes às atividades do partícipes, além de realizar ações de capacitação e eventos como seminários, congressos e cursos para o público interno da EMERJ e do BNDES, bem como para outros profissionais de áreas afins às de atuação dos partícipes.
Outras parcerias
Para conhecer os convênios, acesse: https://emerj.jus.br/site/pagina/5/48
05 de janeiro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)