Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Eu vejo o Brasil como exemplo de eleições legítimas”, declara advogada Kátia Junqueira no programa “Sextas na EMERJ – A palavra é”

“Política” foi o assunto do programa “Sextas na EMERJ – A palavra é” desta sexta-feira (27). A diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito na Área de Especialização em Acesso à Justiça pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), recebeu a advogada Kátia Junqueira. A entrevista foi exibida via YouTube no canal da EMERJ.

Carreira

“Quem já pertenceu ao Tribunal Eleitoral [TRE] nunca deixa de ter o carinho pela cidadania e pelos conceitos de defesa da democracia”, destacou a advogada Kátia Junqueira sobre a sua trajetória como desembargadora do TRE do Rio de Janeiro (de 2018 a janeiro de 2023).

Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Metodista Bennett, a advogada recebeu o troféu Romy, no “Prêmio EMERJ Mulheres do Ano”, por seu destaque na advocacia.

Política

Questionada pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia sobre o processo eleitoral de 2022, a advogada frisou: “Eu considero que nossa democracia deu exemplo de maturidade, e as instituições democráticas brasileiras estão de parabéns”.

Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro

A entrevistada explicou a importância da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ): “A escola visa a disseminação de conhecimentos sobre política, voto e direito eleitoral. Essa formação não é apenas para o público interno – servidores –, mas também para os cidadãos e magistrados, que exercem o julgamento do direito eleitoral nas zonas eleitorais”.

“Política é uma ciência que envolve, principalmente, a gestão de um governo e de um Estado. O ser humano é um ser político por natureza, eu enxergo a política como algo muito importante para a sociedade e vejo como de muita importância as Escolas Judiciais Eleitorais, que fazem com que cada cidadão conheça um pouco da ciência política”, ressalta a convidada, que foi diretora da EJE-RJ no biênio 2021–2022.

Transmissão

Para assistir ao programa na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uXUV5ufFjDI

 

Foto: Jenifer Santos

27 de janeiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)