“A EMERJ é a melhor escola judiciária do país. Consagrada como “a escola do juiz”, se apresenta como um espaço plural, democrático, amplo, em que temos oportunidade de discutir questões importantes do Direito. O exercício desse cargo é uma das maiores responsabilidades que recebi até hoje dos meus pares, que me comprometo a trabalhar diuturnamente para atender as expectativas dos magistrados e da sociedade”, declarou o novo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), assumiu a diretoria-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em solenidade no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira, dia 3.
EMERJ
Na EMERJ, é professor e conferencista emérito, e integra desde 2018 o Conselho Consultivo, atuando como seu vice-presidente no biênio 2021/2023. Além disso, é presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza e coordenador acadêmico do Núcleo de Pesquisa em Ambiente e Moradia (NUPEAMIA), do Observatório de Pesquisas Bryant Garth.
CERIMÔNIA
Estiveram presentes o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); o governador em exercício do estado do Rio, Thiago Pampolha Gonçalves; o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar; o arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio, cardeal Orani João Tempesta; o ministro do STF Luiz Fux; o senador Davi Alcolumbre; a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Luiz Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça; o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves; o ministro do Marco Aurélio Bellizze; o ministro do STJ Messod Azulay Neto; o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o procurador-geral da Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza; entre outras autoridades. O evento foi transmitido pelo YouTube.
METAS PARA O BIÊNIO
Sobre as metas do biênio, o desembargador diretor-geral pontuou: “Pretendo aproximar, cada vez mais, o magistrado da EMERJ. Vamos fomentar o aprimoramento desse magistrado. Meu empenho também será para que a EMERJ debata as grandes questões jurídicas de nosso país com a sociedade. Que possamos falar sobre temas como federalismo, liberdade religiosa, racismo, questões de gênero. O acadêmico de Direito de todo o Estado do Rio de Janeiro deve conhecer a EMERJ, seu objetivo, sua missão, sua importância dentro do Poder Judiciário e junto à sociedade”, finalizou o novo desembargador diretor-geral.
DESEMBARGADORES PADRINHOS
Na cerimônia, o desembargador Marco Aurélio foi conduzido à mesa solene de posse pelos seus padrinhos, a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira, e os desembargadores Mauro Discktein, Carlos José Martins Gomes e Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto.
SOLENIDADE
Na cerimônia, também foram empossados os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); Marcus Henrique Pinto Basílio, corregedor-geral da Justiça do TJRJ; Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Suely Lopes Magalhães e José Carlos Maldonado de Carvalho para os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes do TJRJ, respectivamente.
Texto: Francisco Budal e Maicon Souza
Fotos: Jenifer Santos
03 de fevereiro de 2023 - 18h
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)