O Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM) e o Fórum Permanente de História do Direito, ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), trarão para debate o tema “Ética, Direito e literatura Russa”, no dia 15 de março, às 10h, via plataforma Zoom. Haverá tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A abertura do evento será feita pelo presidente do Fórum e coordenador do Núcleo, desembargador Carlos Gustavo Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e pelo embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Kazimirovitch Labetskiy.
Evento
Serão palestrantes no encontro: a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), Ana Tereza Basílio, especialista em Direito Internacional pela Universidade de Wisconsin; e as professoras Elena Vássina, doutora em Artes pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte da Rússia, e Marina Fonseca Darmaros, doutora em Cultura e Literatura Russa pela Universidade de São Paulo (USP).
Tema
Em agosto de 2022, Marina Fonseca Darmaros escreveu o artigo “A publicação de Dostoiévski na URSS (1920-1960)” para a Revista de Literatura e Cultura Russa. Nele, a autora trata dos clássicos da literatura russa.
“A censura, a autocensura, a ‘seleção negativa’, na concepção de [Arlen] Blium, e o gatekeeping editorial da URSS em geral — que definiram em conjunto o destino da obra de Dostoiévski — formam um tema complexo e multifacetado. A relação pessoal de Stálin ou de Lênin com a criação de Dostoiévski podiam diferir notavelmente, em certos períodos, do oficial, uma vez que a posição ideológica oficial sobre o escritor era muito oscilante — mesmo nos anos stalinistas. Mas, mesmo na pior época soviética para a recepção de Dostoiévski, o conjunto de sua obra nunca foi completamente proibido”, concluiu a professora.
Fonte: https://www.revistas.usp.br/rus/issue/view/12530/2335
Inscrições
Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/evento/8275
09 de fevereiro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)