Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“A reforma do processo penal na Argentina e na França” será tema de encontro na EMERJ

Para sua 89ª reunião, o Fórum Permanente de Direito Penal e Processual Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em conjunto com a Universidade Estácio de Sá (Unesa) e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), promove o encontro sobre “A reforma do processo penal na Argentina e na França” no dia 10, às 10h, presencialmente no Auditório Desembargador Joaquim Antônio Vizeu Penalva Santos.

Abertura

O evento, que contará com transmissão via plataforma Zoom, terá a abertura do presidente do Fórum, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, mestre em Direito pela Unesa.

Palestrantes

Para debater sobre as reformas, estarão presentes o catedrático e diretor do Centro de Pesquisa em Justiça Criminal e Penitenciária, Jean-Paul Céré, doutor em Direito Privado e Ciências Criminais pela Université de Pau et des Pays de L’Adour; e o desembargador Gustavo Garibaldi, doutor pela Universidad de Buenos Aires.

Encerramento

O presidente honorário do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), Carlos Eduardo Adriano Japiassú, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e membro do Fórum, fará o encerramento do encontro.

As reformas

Na Argentina, a iniciativa do Executivo altera o sistema inquisitorial por um acusatório, dando o máximo de três anos para decidir sobre uma causa. Com o novo Código, o processo penal argentino passa a ser muito mais transparente, dando prerrogativa ao Ministério Público de investigar e deixando o juiz com a competência para a mediação entre as partes e decidir.

Fonte: Jusbrasil

Na França, a reforma prevê suprimir os juízes de instrução, magistrados independentes, e confiar as investigações aos promotores, que são magistrados da promotoria, subordinados ao Ministério Público.

Fonte: Portal R7

Inscrição

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/evento/8276

 

14 de fevereiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)