Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Curso “Comunicação e judiciário: o dilema da (des)informação na contemporaneidade” está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso “Comunicação e judiciário: o dilema da (des)informação na contemporaneidade” do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA).

Serão 20 horas-aula de 06 de março a 06 de abril, com encontros síncronos nos dias 17 de março e 24 de abril, ambos das 10h às 11h30. O curso oferece um total de 40 vagas.

A formação, que ocorrerá via Moodle e plataforma Zoom, é destinada aos magistrados do Tribunal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação

O jornalista Gabriel Henrique Collaço, assessor pedagógico e coordenador de ensino a distância da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) será o coordenador, tutor e docente da formação.

Gabriel Henrique Collaço é especialista em Jornalismo Cultural pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP), em Metodologia para Educação a Distância, em Docência do Ensino Superior e em Marketing Digital e Comércio Eletrônico pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Justificativa

A intenção é de tornar os assuntos relacionados à desinformação e à Comunicação no Judiciário, nas questões interpessoais e interinstitucionais, temas de referência na educação e na prática judicante.

Objetivo

Ao final do curso, os(as) magistrados(as) estarão preparados(as) a dominar habilidades contemporâneas de avaliação e de entendimento dos desafios da comunicação no e do Poder Judiciário e as questões da desinformação na sociedade contemporânea com combate a notícias falsas. Importante se faz o cumprimento da liberdade de expressão, para, no exercício da função jurisdicional, superar os dilemas advindos da (des)informação

Ementa

Dilemas de comunicação no Poder Judiciário; o “quarto poder” e o “quinto poder”; o Estado democrático de direito; liberdade de comunicação, de pensamento, de opinião e de sua expressão nas mídias; instâncias de legitimação; casos de comunicação no Poder Judiciário serão os temas tratados na formação.

Informações

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) através dos telefones: (21) 3133-1808 | (21) 3133-3872 ou pelo e-mail emerj.diford@tjrj.jus.br.

Inscrição

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/cursosmagistrados/abertos

 

02 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)