Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Fundamentação das decisões judiciais”

Com 40 vagas disponíveis, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu as inscrições para o curso do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) “Fundamentação das decisões judicias”. As aulas acontecerão entre os dias 17 de abril e 19 de maio, via ambiente virtual Moodle e plataforma Zoom. As aulas síncronas serão nos dias 28 de abril e 05 de maio, das 9h30 às 11h. A carga horária total é de 30h.

Coordenação

A coordenação do curso será do desembargador Ricardo Alberto Pereira, mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e da desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, mestra em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), que também será tutora da formação.

Docentes

Além dos coordenadores, o desembargador Alexandre Antônio Franco Freitas Câmara, doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas); o advogado Alexandre Martins Flexa; a juíza Daniela Bandeira de Freitas, mestra em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa; o juiz Antônio Aurélio Abi Ramia, doutor em Direito Processual – Cidadania, Estado e Globalização pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e o advogado Marcelo Leite da Silva Mazzola, doutor em Processo Civil pela Uerj, serão os docentes do curso.

Justificativa

A fundamentação das decisões judiciais é o que legitima a atuação do juiz, visto que, tratando-se de agente político não eleito, sua legitimidade não decorre do voto, mas advém a posteriori, e se apresenta através dos argumentos utilizados.

Objetivo

A formação espera que os magistrados sejam capazes de fundamentar adequadamente suas decisões judiciais, inclusive em relação a fundamentação com utilização de precedentes, evitando anulação das mesmas, e atuando conforme as garantias processuais constitucionais das partes assim como velando pela legitimidade das decisões judiciais.

Temas

“Observando os padrões decisórios”; “Legitimidade da atuação do poder judiciário”; “Fundamentação e motivação”; “Técnicas de construção da decisão judicial”; e “Não fundamentação: o parágrafo primeiro art. 489 do CPC” serão alguns dos temas tratados na formação.

Informações

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA), através dos telefones (21) 3133-1808 | 3133-3872 ou pelo e-mail emerj.difor@tjrj.jus.br.

Inscrição

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/cursosmagistrados/abertos

 

03 de março de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)