Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Fórum da EMERJ trará para debate o tema “Pela causa das infâncias: políticas de proteção, intersetorialidade e inclusão social”

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abrirá as portas para a III Semana Estadual de Valorização da Primeira Infância e para a VIII Semana de Valorização da Primeira Infância, nos dias 21, 22 e 23 de março. Os dois primeiros encontros serão a partir das 10h, já o último será às 14h, todas as reuniões ocorrerão no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Escola, com transmissão via plataforma Zoom.

O evento, promovido pela Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CEVIJ/TJRJ), debaterá o tema “Pelas causas das infâncias: políticas de proteção, intersetorialidade e inclusão social” e marcará a 105ª Reunião do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ. 

Aberturas

Autoridades do Poder Judiciário e do Poder Executivo se reunirão para abrir o encontro no primeiro dia. São elas: o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Marcus Henrique Basílio; o presidente do Fórum, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza; a vice-presidente do Fórum, juíza Raquel Chrispino; o presidente do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (FONINJ), juiz Richard Pae Kim; a secretária de estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela de Souza Gomes; e a secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.

Já no segundo dia, farão a abertura o diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, e a juíza Raquel Chrispino.

Primeiro dia

No primeiro painel: “Proteção e inclusão social: aproximando o sistema de garantias de direitos na defesa dos direitos às infâncias” será apresentado a Rede Não Bata, Eduque.

A coordenadora da Clínica de Bebês do Instituto Langage, psicanalista Érika Parlato-Oliveira, fará a primeira conferência.

A titular da Promotoria de Justiça de Trajano de Moraes/RJ, Simone Gomes de Souza; a coordenadora da Rede Não Bata, Eduque, Soraia Melo; e o representante das crianças da Maré, Juan Soares da Silva Moraes; estarão presentes para tratar temas como “Afetos encarcerados ou laços alienados? Como garantir a manutenção adequada dos vínculos dos filhos com seus pais no cárcere” e “Protagonismo infanto-juvenil na defesa dos direitos às infâncias”.

A mediação ficará a cargo da psicóloga da CEVIJ/TJRJ, Eliana Olinda Alves, doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo dia

“Direito à convivência familiar e separação de criança no contexto de vulnerabilidade social e privação de liberdade dos responsáveis”, “Sistema penal e sistema de garantias de direitos: interface com os direitos de mulheres gestantes/lactantes privadas de liberdade” serão alguns dos temas a serem tratados no segundo encontro.  

Participarão como palestrantes: a titular da 1ª Defensoria Pública de Defesa da Criança e do Adolescente da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), Eufrásia Maria Souza das Virgens; a juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza; a coordenadora do Projeto Justiça pra Elas, Luisa Bertrami D'Angelo; e a assistente social do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) Jane Nagaoka.

Participará como mediadora a conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), Thatyana Siqueira Nunes.

Terceiro dia

Dentre os temas do último encontro, serão tratados: “Primeira infância na Maré: violência, violações e construção de práticas de cuidados”, “O papel da defesa da criança vítima de crimes” e “Prevenção das violências na primeira infância: boas práticas no pré-natal, parto, nascimento e aleitamento materno”.

Serão palestrantes neste dia: a juíza Raquel Chrispino; a médica pediatra Rosane Siqueira Vasconcellos Pereira; a pesquisadora da Redes da Maré, Adelaide Rezende de Souza; e a defensora pública Andrea Sepulveda.

A promotora de Justiça e assessora da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio de Janeiro Mariana Luzia de Vasconcelos Zampier será a mediadora.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8286

 

14 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)