Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Homenagem ao desembargador Cláudio Vianna de Lima marca aula inaugural do curso de especialização em Direito Público e Privado

Nesta quinta-feira (16), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a aula inaugural do primeiro semestre de 2023 do curso de especialização em Direito Público e Privado.

Com o tema “A EMERJ ao tempo do desembargador Cláudio Vianna de Lima”, a aula foi ministrada no Auditório Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). A mesa do evento foi composta por desembargadores, juízes designado e juízes.

Abertura

O diretor-geral da EMERJ e presidente do encontro, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, deu início ao evento: “A EMERJ é uma filha da Constituição Federal. O desembargador Cláudio Vianna de Lima sonhou em preparar o magistrado para entrar [na magistratura] e depois prepará-lo para continuar, é isso que a EMERJ faz: prepara o aluno para o ingresso e para ser um excelente magistrado”.

“Vocês são o amanhã da magistratura”, frisou o diretor-geral.

O vice-presidente do Conselho Consultivo da Escola, desembargador Cláudio Luís Braga Dell’Orto ressaltou: “Eu fiquei muito emocionado, porque homenagear o desembargador Cláudio Vianna de Lima é fazer o que está sendo realizado por Vossa Excelência [desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo]: resgatar um processo de ensino e aprendizagem, que ele sempre acreditou”.

A presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, e a diretora do Departamento de Ensino, doutora Bianca Oliveira de Farias, também participaram da abertura da aula e discursaram sobre os processos e critérios de avaliação e sobre o dia a dia dos novos alunos.

Palestras

O desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da EMERJ no biênio 2019/2021, destacou a importância da educação: “Aprendi a amar os livros e aprendi que é através da educação que podemos transformar as nossas vidas e das pessoas. Hoje, eu diria que a minha vida é fundamentalmente dedicada à educação. Mesmo como magistrado que tenho orgulho de ser, tenho o imenso orgulho de também ser professor”.

A desembargadora e conferencista Teresa de Andrade Castro Neves foi a representante da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) no evento e deixou uma importante mensagem aos alunos em sua fala: “Se eu tenho a capacidade de entrar para a EMERJ, eu também tenho de passar no concurso“.

“Aqui, na EMERJ, não é um lugar só de aprendizado, mas também é um lugar de fazer elos firmes e fortes para a mudança que nós entendemos que deveria acontecer no nosso país” finalizou a desembargadora.

A presidente do Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões, desembargadora Katya Maria de Paula Menezes Monnerat, ressaltou a importância da Escola: “Vocês não podem deixar de ter orgulho da EMERJ e de tudo que o desembargador Cláudio Vianna de Lima deixou para nós”.

O desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto, vice-presidente do Fórum Permanente de Direito Comparado; a desembargadora Margaret de Olivaes Valle dos Santos, presidente da comissão de concurso; a juíza designada Isabela Pessanha Chagas; e o juiz Eric Scapim Cunha Brandão, professor da Escola, também estiveram presentes no encontro.

Alunos

“Foi uma aula bem interessante, porque eu me senti muito próxima do cargo. Eu achava que era algo muito distante de mim por conta da deficiência do ensino público que tive; eu me achava muito distante de poder alcançar a magistratura. Pelo depoimento de todos os desembargadores e juízes que estiveram aqui hoje e ao ver que a maioria veio do ensino público e teve uma vida economicamente difícil, fez com que eu me sentisse mais próxima da magistratura”, vibrou a aluna Lorrana Rodrigues, após o evento.

Monique Alves da Silva, também aluna da Escola, contou como tem mudado sua vida para atingir seu objetivo: “Estou modificando totalmente a minha vida para viver em prol da EMERJ, pretendo obter essa mentalidade de carreira jurídica, que é a magistratura. Eu acredito que a EMERJ entrou na minha vida para não sair mais”.

Assista

Para assistir ao encontro na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=jgJRHU04RhU

 

 

Fotos: Maicon Souza

16 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM