Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

No mês em que se comemora a Páscoa, Fórum da EMERJ fará encontro para tratar do tema “O julgamento de Jesus de Nazaré: uma perspectiva histórica, jurídica e teológica”

Em parceria com o Museu da Justiça e o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Fórum Permanente de História do Direito e do Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM), promoverá o evento “O julgamento de Jesus de Nazaré: uma perspectiva histórica, jurídica e teológica” no dia 24 de abril, às 10h30min.

O encontro, que ocorrerá presencialmente no Tribunal do Júri no Museu da Justiça, contará com a presença do diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

Além do diretor-geral da EMERJ, também palestrarão no evento o presidente do Fórum e coordenador do Núcleo, Carlos Gustavo Direito, doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); a professora e pastora batista Silvia Nogueira, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e o professor André Leonardo Chevitarese, doutor em Ciência Social pela Universidade de São Paulo (USP). O desembargador Paulo César Vieira de Carvalho será o debatedor.

O evento

O presidente do Fórum e coordenador do Núcleo, Carlos Gustavo Direito, ressalta a importância de fazer um encontro para tratar do tema: “O julgamento de Jesus de Nazaré é ao mesmo tempo um fato histórico, teológico e jurídico. Talvez seja um dos julgamentos mais importantes do mundo ocidental sob esses três prismas. Por isso, o Fórum resolveu debatê-lo no mês da Páscoa, e todas essas áreas do saber serão contempladas no nosso evento”.

“O debate irá ajudar a ver um mesmo fato sob diversos enfoques, pois permite uma melhor compreensão analítica dos eventos históricos e sociais com um diálogo multidisciplinar”, concluiu.

Inscrição

Os encontros são gratuitos e podem ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem a reunião. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para participar, acesse o link de inscrição: https://site.emerj.jus.br/evento/8297

 

28 de março de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)