Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ participa do LV Encontro do Copedem em Salvador

“O papel das escolas híbridas na transformação digital do Poder Judiciário” foi o tema do LV Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM), que contou com a presença do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no segundo dia de seminário, 31 de março, em Salvador (BA).

A reunião, que teve início na última quinta-feira, dia 30, tratou dos temas: “Desafios contemporâneos na educação superior”, “Justiça 4.0”, “Modelo de funcionamento de escola híbrida case Escola TJDFT”, “Descentralização das escolas judiciais e a atenção a realidades locais”, “Fóruns permanentes – excelência no saber jurídico” e “Discussão de temas relacionados à gestão das escolas judiciais”.

Tecnologias

Ao falar da necessidade de se debater os avanços tecnológicos e o novo paradigma da prestação jurisdicional no Brasil, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, disse: “Precisamos tratar o tema contemporâneo dos limites que devemos ter no uso das tecnologias digitais, principalmente nas relações e inter-relações, tendo em vista que lidamos com ciclos de transformações imprevisíveis e desconhecidos”.

Transformação digital

“Transformação digital não é só tecnologia. Transformação digital são pessoas, processos e tecnologias. Pessoas são a parte mais importante de tudo isso”, ressaltou o analista e consultor Ivan Lindenberg Junior, funcionário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que palestrou no evento com o tema “Justiça 4.0”.

O analista complementa: “É preciso que haja inovação, que não é melhorar o que está sendo feito, e sim fazer diferente, fazer coisas novas. Temos que mudar a nossa mente. Transformação digital é um processo e esse processo tem que ter um objetivo, senão não faz sentido”.

“A cultura é algo que não se muda da noite para o dia. E o papel dos senhores, diretores de escolas [da magistratura], é fundamental nesse processo de mudança de cultura e pessoas, pois não adianta termos o melhor sistema do mundo se as pessoas não comprarem a ideia. Mudar é difícil, mas não mudar é fatal”, concluiu o consultor.

Medalhas e honrarias

Durante o seminário, magistrados, o prefeito de Ilhéus e professores foram agraciados com as medalhas: Mérito Acadêmico Des. Antonio RulliJunior, Medalha Domingos Franciulli Neto e Medalhão Comemorativo ao LV Encontro do Copedem.

Para saber mais acesse a matéria completa do Copedem: https://www.copedem.com.br/index.php/noticias/28-encontros/620-lv-encontro-do-copedem-%C3%A9-iniciado-em-salvador-ba-discutindo-avan%C3%A7os-tecnol%C3%B3gicos-e-forma%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica-no-brasil.html

Encerramento

No final do evento ocorreu a leitura da Carta de Salvador, documento que tem a finalidade de apresentar as metas político-didático-pedagógicas dos próximos anos.

 

31 de março de 2023

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)