A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, promoverá, no dia 11 de maio, o debate sobre “Acesso à Justiça e Direito Processual”.
O encontro, que será às 10h presencialmente no Auditório Desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos, contará com transmissão via plataforma Zoom. A abertura ficará à cargo do presidente do Fórum, desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, mestre em Política Criminal pela London School of Economics (LSE).
Palestrante
O professor associado da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Eduardo Alves da Silva, pesquisador visitante da Universidade de Wisconsin-Madison, da Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e diretor da Rede de Estudos Empíricos em Direito (2011–2018), palestreará no encontro.
Debatedores
Estarão presentes no debate: a juíza Viviane Alonso Alkimim, mestre em Direito Público pela Universidade Clássica de Lisboa; o professor da EMERJ e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-Uerj) Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1; o professor em Justiça Criminal e Criminologia na University of the West of Scotland Cléssio Moura de Souza, doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck e pela Universidade de Freiburg na Alemanha; e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Bárbara Gomes Lupetti, doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF).
A pauta
As transformações tecnológicas que o Poder Judiciário experimenta derrubaram barreiras geográficas e permitiram a especialização da Justiça. A criação dos Núcleos de Justiça 4.0, por exemplo, apresentou resultados positivos na prestação jurisdicional, conferindo ao cidadão mais acesso à Justiça, com a expectativa de torná-la mais funcional e eficiente.
Fonte: CNJ
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.
Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8301
04 de abril de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)