Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Superendividamento” é tema do novo curso da EMERJ de aperfeiçoamento de magistrados

O Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) está com inscrições abertas para o novo curso de aperfeiçoamento de magistrados “Justiça 4.0 – Superendividamento”. A formação será on-line, via plataforma Moodle, e tem como público-alvo os magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de maio ou até o preenchimento total das vagas, e as aulas ocorrerão de 30 de maio a 5 de julho. Haverá, também, um encontro síncrono no dia 27 de junho, das 17h às 18h30. A carga horária é de 30 horas.

“O superendividamento e a defesa do consumidor”, “Crédito responsável e a questão do superendividamento”, “O mínimo existencial e o superendividamento: o papel do Ministério Público” e “O processo de repactuação das dívidas” serão os temas das aulas.

Objetivo

O tema do superendividamento, que surge no bojo da aprovação da Lei nº 14181/2021, possui grande relevância para magistrados que atuam no Cível, inclusive em Juizados, pois envolve importantes alterações no tratamento, sistemática e solução de situações em que pessoas se encontram endividadas além da própria capacidade de sobrevivência. Ao final do curso, o magistrado estará apto a aplicar o novo procedimento a ser adotado na condução dos processos que envolvem sujeitos superendividados, a partir da avaliação crítica da Teoria do Crédito Responsável e da análise da questão do superendividamento nas legislações francesa e norte-americana.

Coordenação

Estarão à frente do curso, a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), como coordenadora e tutora, e como cotutora a juíza Maria Cristina de Brito Lima, doutora em Direito Público pela Uerj.

Corpo docente

Os professores do curso serão: as juízas Tricia Navarro Xavier Cabral, doutora em Direito Processual Civil pela Uerj, Flávia de Almeida Viveiros de Castro e Maria Cristina de Brito Lima; o desembargador Werson Franco Pereira Rego, especialista em Direito pela EMERJ; os advogados Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro, especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESAPI), e Nilton Sterchele Nunes Pereira Junior, doutor em Direito Privado e Ciências Criminais pela Université de Montpellier 1; o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Guilherme Magalhães Martins, doutor em Direito pela Uerj; e a professora Claudia Lima Marques, doutora em Direito pela Universidade de Heidelberg.

Inscrição

Para se inscrever no curso, acesse: https://emerj.com.br/site/cursosmagistrados/abertos

 

12 de maio de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)