Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Cursos da EMERJ têm 4.424 alunos matriculados e Fóruns Permanentes promovem 270 eventos

Com a missão de formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) ofereceu 97 cursos de fevereiro de 2021 a dezembro de 2022.

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado, um dos principais cursos da Escola, em nível de pós-graduação lato sensu, tem duração de seis semestres e recebeu 636 alunos no mesmo período.

Cursos para magistrados

Para o aperfeiçoamento de magistrados, a Escola ofereceu 58 formações no biênio. Os cursos apresentaram abordagens interdisciplinares e ações educacionais que trataram da atuação dos juízes e desembargadores em áreas especializadas. Foram 873 magistrados participando destas empreitadas de ensino.

A EMERJ também promoveu o 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados, com aulas on-line e presenciais.

Os 50 novos juízes participaram de reuniões com a alta administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), de atividades externas com visitas técnicas e conheceram a realidade da rotina das demandas dos jurisdicionados.  

Pós-graduação

De fevereiro de 2021 a dezembro de 2022, foram oferecidos três cursos de pós-graduação: a primeira turma do Curso de Especialização em Justiça Multiportas, a nona turma do Curso de Especialização em Processo Civil e a terceira turma do Curso de Especialização em Gênero e Direito. Ao todo foram 110 alunos.

Curso de extensão

Nos últimos dois anos, a Escola ofereceu 24 cursos de extensão, que dentre outros temas, trataram de “Propriedade Intelectual”, “Direito Civil e Processo Civil para a prática”, “Direito de Família”, “Proteção de dados pessoais, criptomoedas e blockchain”, “Direito Autoral”, “Necropolítica e Racismo Estrutural” e “Psicanálise e Direito”. Participaram dos cursos 1.719 alunos.

Cursos livres

“Direito da Antidiscriminação”, “Intensivo para a 1ª fase do concurso para a magistratura TJRJ”, “Compliance”, “Curso preparatório para a 2ª fase do Concurso Juiz Leigo TJRJ” e “Humanidades e análise econômica do direito” foram os oito cursos livres que o Departamento de Ensino (DENSE) promoveu neste ano. Em três deles, as inscrições ultrapassaram o número de vagas. Ao todo foram 819 alunos.

Em 2021, o DENSE ofereceu cinco cursos livres: “Curso intensivo para a magistratura”, “Jornadas com foco na preparação para o processo seletivo da EMERJ”, “Jornadas EMERJ com imersão em Direito Civil, Empresarial e Processual Civil”, “Intensivo para prova de sentença” e “Técnicas de oratória para prova da magistratura”. Foram 235 alunos.

Além dos cursos livres divulgados pelo departamento, a Assessoria de Fomento à Cultura (ASFOC), em 2022, ofereceu também as formações: “Literatura distópica” e “2ª Oficina de literatura – literatura e cultura no continente africano”. Trinta e dois alunos participaram dos cursos.

Debates

Os 40 Fóruns Permanentes da Escola promoveram 270 eventos, on-line, híbridos ou presenciais, que contaram com cerca de 98 mil participantes. Todos os temas dos encontros foram de interesse dos operadores do sistema de justiça e debatidos por magistrados, doutores, mestres e especialistas de diferentes áreas.

Dentre as questões abordadas, os Fóruns promoveram encontros sobre bioética; Direito do Consumidor; Direito de Família; arte e cultura; liberdade de expressão; direitos humanos; e violência doméstica, familiar e de gênero.

A EMERJ promoveu, durante a atual gestão da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, jornadas, seminários e semanas de debate, como por exemplo:

- Jornada Ítalo-Brasileira de Direito Privado: o evento reuniu especialistas brasileiros e italianos que discutiram, entre os temas abordados, “Os riscos nas obrigações”, “A efetividade da tutela das obrigações na Itália”, “Panorama geral da tutela das obrigações no Brasil: pontos críticos”, “A proteção à residência familiar na Itália” e “Impenhorabilidade do bem de família no Brasil: o projeto de Lei nº 4.188/2021”. Para ler a respeito dos encontros, acesse: https://emerj.jus.br/site/noticia/952 e https://emerj.jus.br/site/noticia/956.

- Semana de Processo Civil: discutiu, em cinco dias, os temas mais atuais do Processo Civil, com a presença do ministro Herman Benjamin, além de magistrados, especialistas e professores. Dentre os temas abordados, estiveram: “Sanções Premiais”, “Devido Processo Civil Constitucional”, “A insurreição da Aldeia Global contra o Processo Civil clássico” e “Coisa Julgada sobre Questão”.  Confira os textos: https://emerj.jus.br/site/noticia/680; https://emerj.jus.br/site/noticia/682; https://emerj.jus.br/site/noticia/684; https://emerj.jus.br/site/noticia/687; e https://emerj.jus.br/site/noticia/689.

- Semana de Direito Penal e Processo Penal: abordou as questões controvertidas na jurisprudência dos Tribunais, com palestras de ministros, desembargadores, juízes e demais especialistas. “Teoria dos jogos no processo penal”, “Psicologia do testemunho e perspectiva de gênero: ideias para uma correta determinação dos fatos no processo penal” e “Como compreender e prevenir o falso reconhecimento de suspeitos” foram alguns dos temas discutidos. Saiba mais: https://emerj.jus.br/site/noticia/874; https://emerj.jus.br/site/noticia/876; https://emerj.jus.br/site/noticia/879; https://emerj.jus.br/site/noticia/886; e https://emerj.jus.br/site/noticia/888.

- Seminário Internacional de Direito Constitucional Lusófono: reuniu juristas representantes de países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) para debater o contexto histórico e os desafios atuais na garantia dos direitos fundamentais. Confira: https://emerj.jus.br/site/noticia/914; https://emerj.jus.br/site/noticia/917; e https://emerj.jus.br/site/noticia/920

 

27 de dezembro de 2022 

 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)