Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Curso de formação continuada “Direito das vulnerabilidades” está com inscrições abertas

Com inscrições até o dia 22 de março, o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) oferece o curso de formação continuada de magistrados “Direito das vulnerabilidades”.

A carga horária será de 20 horas, com aulas presenciais nos dias 24 e 27 de março, das 8h às 12h30 e das 14h às 18h30, e o período das avaliações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) será nos dias 27 e 28 de março. O curso oferece um total de 50 vagas.

Coordenação

A formação tem a coordenação e tutoria da juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Docentes

Além da coordenadora, integram o corpo docente: o defensor público no estado de São Paulo Júlio Camargo de Azevedo; e os juízes Eric Scapim Cunha Brandão, Maria Aglaé Tedesco Vilardo e Maria Cristina de Brito Lima; e a psicóloga Flávia Weiner Parente Eizirik.

Justificativa

Tanto no âmbito internacional quanto interno, o compromisso do Brasil com a implementação dos direitos humanos é fato inquestionável. Por isso, há a necessidade de examinar o conceito de vulnerabilidade sob o aspecto jurídico- constitucional enfatizando a globalidade da pessoa e sua dignidade e observando as suas fragilidades e necessidades, de forma a assegurar uma proteção ativa da vida psicofísica do indivíduo.

Objetivo

Ao final do curso os magistrados estarão aptos a avaliar criticamente o conceito de vulnerabilidade sob o viés constitucional inclusivo e solidário; identificar as situações pessoais e sociais específicas em que grupos se encontrem fragilizados socialmente e, portanto, vulneráveis; analisar a aplicação pelos tribunais da legislação e da Constituição no que diz respeito às vulnerabilidades desses grupos e executá-las em casos concretos.

Temas

“Conceito de vulnerabilidade”, “Constituição Federal”, “Tutela dos vulneráveis” e “Vulnerabilidade e inclusão da pessoa com necessidades especiais” serão temas tratados no curso.

Informações

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) através dos telefones: (21) 3133-1808 | (21) 3133-3872 ou pelo e-mail emerj.difor@tjrj.jus.br.

Inscrições

Para se inscrever, acesse: https://emerj.jus.br/site/cursosmagistrados/abertos

 

15 de fevereiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)