“Responsabilidade climática das instituições financeiras”, “Mercado de carbono e sustentabilidade” e “Investimentos sustentáveis e segurança jurídica” serão os temas tratados no seminário “Agenda ESG e negócios sustentáveis”, promovido pelo Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
O encontro, que será aberto pelo diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), e pelo presidente do Fórum, desembargador Jessé Torres Pereira Junior, especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ocorrerá via plataforma Zoom, no dia 11 de agosto, às 9h e terá tradução simultênea para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Evento
A reunião contará com a presença do consultor jurídico do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente da Comissão de Estudos da Transparência Pública da Ordem dos Advogados (OAB/RJ), Humberto Eustáquio César Mota Filho, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), e dos advogados Natasha Trennepohl, doutora em Direito pela Humboldt-Universitär, e Leonardo Freire, mestre em Direitos Difusos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP).
ESG
A governança ambiental, social e corporativa, do inglês Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), tem por proposta avaliar se as organizações empresariais procuram trabalhar em prol dos objetivos sociais, ou seja, se criam ações que vão além das questões ligadas à sobrevivência da organização.
Com os padrões do ESG, a competitividade do setor empresarial, no mercado nacional ou internacional, aumenta. No Brasil, a relação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) com os negócios está presente nas grandes empresas.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) anunciou as empresas que passam a compor a 18ª carteira ISE B3, são 70 companhias de 37 setores da economia. Neste ano, houve um novo recorde de empresas que participaram do processo, desse total, 83 aplicaram como elegíveis, 10 a mais do que as 73 registradas em 2022.
Para saber mais sobre o termo ESG, acesse a matéria publicada pelo portal de notícias Exame
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento.
Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8290
16 de março de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM