A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceira com o Museu da Justiça e o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), realizará o evento “Os 100 anos do falecimento de Rui Barbosa” no dia 7 de junho, às 10h, no Tribunal do Júri no Museu da Justiça.
O evento será promovido pelo Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, pelo Fórum Permanente de História do Direito, pelo Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ) e pelo Núcleo de Pesquisa em Direito Comparado (NUPEDICOM), todos da EMERJ. O encontro contará com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Durante a reunião, ocorrerá a mostra do acervo histórico de Rui Barbosa, com curadoria de Jessica Moraes Tavares, e o lançamento do livro “Rui Barbosa – o advogado da Federação e da República”, de autoria do professor Marcus Vinicius Furtado Coelho, doutor em Direito Processual pela Universidade de Salamanca (USAL).
Abertura
A abertura do debate será feita pela presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ); e pelo presidente do Fórum Permanente de História do Direito, desembargador Carlos Gustavo Direito, doutor em Direito pela UVA/RJ.
Palestrantes
Palestrarão no encontro os professores: Marcus Coêlho; Christian Edward Cyril Lynch, membro do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e doutor em Ciência Política e Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ); e Gabriel Souza Cerqueira, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
A editora-chefe da Revista Desvio e volunteer collaborator, Gabriela Lúcio de Sousa, doutoranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), também palestrará no evento.
Debatedoras
Também participarão do encontro, como debatedoras, a advogada Rita Cortez, membra da Academia Brasileira de Direito (ABD) e especialista em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e a professora de Direito Processual Civil da Universidade Candido Mendes (UCAM), Maria Lúcia Sales Gyrão, doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tema
Rui Barbosa foi um homem multifacetado, atuando como jurista, diplomata, político, tradutor e jornalista. Sua notável contribuição em diversas áreas ressalta sua relevância para o país, mesmo um século após seu falecimento. Nascido em Salvador em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa de Oliveira deixou sua marca na história do Brasil ao longo de seus 73 anos de vida, sendo considerado um dos mais proeminentes intelectuais do país, e sua memória continua viva até os dias de hoje. Rui Barbosa faleceu em Petrópolis (RJ) no dia 1º de março de 1923.
Fonte: Agência Estado
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8299
30 de março de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)