No ano em que comemora seus 35 anos, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) não poderia deixar de honrar a memória daquele que a idealizou e projetou. Seria neste dia, 24 de outubro de 2023, que nosso fundador e patrono, desembargador Cláudio Vianna de Lima, celebraria seu centenário.
A Escola da Magistratura figurava apenas como um sonho distante, um ideal, no momento em que o pioneirismo do desembargador Cláudio Vianna, então vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), se fez presente. Foi por meio de sua visão que nasceram os projetos de Atos Regimentais, que conceberam a estrutura para a atual organização de ensino, difusão e aprimoramento do conhecimento jurídico, que faz da Escola uma referência nacional e internacional.
Seu rigor de qualidade e disciplina foram pilares fundamentais da edificação de nossa Escola enquanto centro de excelência de ensino e cultura na sociedade, contribuindo não apenas com a distinção na formação e aperfeiçoamento de magistrados, mas também com a realização de simpósios, seminários e debates de alto nível, envolvendo juristas, ministros, professores e membros da sociedade civil, em uma busca constante pela disseminação do saber.
O desembargador Cláudio Vianna faleceu em 2 de maio de 2001, aos 78 anos, deixando uma lacuna irreparável nas letras jurídicas nacionais. O magistrado também foi autor de livros na área do Direito Processual Civil e Arbitragem. Sua dedicação ao tema é retratada em sua contribuição para edição da Lei nº. 9307/1996, que regulou o arbitramento como forma de solução de conflitos.
A EMERJ segue sendo conduzida pelos sonhos e objetivos do desembargador Cláudio Vianna de Lima, um norte como educador, magistrado e mestre. Nossa Escola verá sempre refletir em sua jornada de ensino a venerada figura de seu fundador, patrono e diretor, que por tantos anos nos apontou o caminho ideal a seguir.
Na abertura do ano letivo de 2023, a EMERJ promoveu a aula inaugural “A EMERJ ao tempo do desembargador Cláudio Vianna de Lima”. Assista clicando aqui.
24 de outubro de 2023
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)