Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

IV Prêmio EMERJ Direitos Humanos homenageará dez personalidades

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 11 de dezembro, às 17h, a quarta edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos. O mês marca, além dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as celebrações pelo aniversário de 35 anos da Escola.

A solenidade de entrega da comenda, realizada anualmente, acontecerá presencialmente no Salão Histórico do I Tribunal do Júri do Museu da Justiça. Haverá transmissão via plataforma Youtube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Presidência da Premiação

A abertura e presidência da mesa da cerimônia será conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

Homenageados

Serão agraciados com o IV Prêmio EMERJ Direitos Humanos as seguintes personalidades: o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Sílvio Almeida, ativista pelo combate ao racismo estrutural e institucional; a juíza Mônica Labuto, titular da 3ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Comarca da Capital, coordenadora de Projetos de Identificação Civil de Adolescentes e de Incentivo ao Apadrinhamento e Adoção de Crianças e Adolescentes; a cantora Alcione, compositora e multi-instrumentista brasileira, madrinha e presidente emérita do projeto Mangueira do Amanhã; o padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e coordenador de projetos sociais; a médica Margareth Dalcolmo, professora, escritora e pesquisadora, embaixadora do Ministério da Saúde do Movimento Nacional pela Vacinação; a médica Soraia Rouxinol, hematologista pediátrica, médica responsável pelo serviço de onco-hematologia pediátrica do Hospital da Lagoa e coordenadora de projetos de humanização de espaços para tratamento oncológico-infantil; a empresária Luiza Trajano, ex-CEO do Magazine Luiza, ativista pela igualdade social nas empresas, fundadora e mantenedora de projetos sociais; o líder comunitário Douglas Oliveira, fundador do projeto social Primeira Chance; o atleta Pedro Rizzo, professor de MMA e fundador do projeto social Usina de Campeões; e o produtor audiovisual Daniel de Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

Prêmio EMERJ Direitos Humanos

A comenda homenageia as personalidades brasileiras de maior destaque e relevância na disseminação do conhecimento, respeito e defesa dos direitos humanos, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, etnia, religião, idioma, ou qualquer outra condição, no ano de 2023.

Direitos Humanos

Segundo o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU), publicada em 1948: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

A declaração definiu uma gama de direitos internacionalmente aceitos, incluindo civis, culturais, econômicos, político e sociais, além de mecanismos para promover e proteger esses direitos e auxiliar os estados a cumprirem as suas responsabilidades.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.

 

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.jus.br/evento/8428

 

14 de novembro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)