Estão abertas, até o dia 04 de março, as inscrições para o Mestrado Profissional em Direitos Humanos, Justiça e Saúde. O curso, criado a partir do convênio entre a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), oferece 25 vagas.
A formação, que terá ao todo 1.590 horas-aulas com duração de dois anos, será ministrada de forma presencial, nas dependências da EMERJ, com dedicação de tempo parcial. O curso tem início previsto para o dia 13 de maio e é destinado a magistrados da ativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Coordenação geral
A chefe do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Fiocruz (DIHS/Fiocruz) e doutora em Saúde Pública pela Fiocruz, Maria Helena Barros de Oliveira, será a coordenadora geral do mestrado.
Coordenadores adjuntos
A coordenação adjunta será conduzida pela presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da EMERJ, desembargadora Adriana Ramos de Mello, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE) e professora da EMERJ e do Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM); pela juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da EMERJ; pelos doutores Marcos Besserman Vianna, vice-coordenador do DIHS/Fiocruz, e Pablo Dias Fortes, doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, pelo PPGBIOS (Fiocruz).
Objetivo
Com ênfase na pesquisa aplicada, o Programa confere ao aluno o título de Mestre em Saúde Pública, preparando profissionais do campo jurídico, na busca de maior qualidade de suas atuações no Poder Judiciário, seja através da contribuição para a formulação e implementação de políticas públicas, seja na modelagem de projetos de intervenção, infraestrutura e atenção diferenciada à população
O Mestrado Profissional tem como base o interesse da formação continuada dos magistrados em permanente diálogo com os profissionais das demais áreas e de acordo com sua missão de aperfeiçoamento para que a justiça se realize em sintonia com a demanda social.
Inscrição
Para mais informações sobre o Mestrado Fiocruz em Direitos Humanos, Justiça e Saúde e inscrições, clique aqui.
07 de fevereiro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)