A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá a 5ª edição da Oficina de Literatura, com a segunda parte do tema “Mulheres negras na Literatura”. A oficina será realizada nos dias 02, 09, 16, 25 e 30 de abril, das 10h às 12h.
As aulas serão ministradas no modelo híbrido, com as atividades presenciais acontecendo na sede da EMERJ (Rua Dom Manuel, nº 25, 3º andar, sala 309). O evento cultural tem como público-alvo magistrados, servidores e alunos da Escola.
Os temas tratados nos cinco dias de encontros serão:
Aula 1 – 02/04 – “Zora Neale Hurston’”;
Aula 2 – 09/04 – “Maya Angelou”;
Aula 3 – 16/04 – “Ruth Guimarães”;
Aula 4 – 25/04 - “Eliana Alves Cruz”;
Aula 5 – 30/04 – “Jarid Arraes”.
Professora
A professora Roberta Araújo, mestra em Direito Criminalista e criadora do Canal Justa Causa, será a expositora das aulas.
O tema
“Durante muito tempo, a nossa literatura foi – e tem sido – organizada em torno de um conceito que é extremamente preconceituoso. Ele é racista, porque não reconhece essas produções que estão ancoradas principalmente na oralidade e que vêm das pessoas que têm graus de letramento mais baixos”.
Fonte: Cenpec
Saiba mais sobre autoras negras da literatura brasileira clicando aqui.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Para fazer parte da 5ª Oficina de Literatura da EMERJ é necessário manifestar interesse através do e-mail emerj.biblioecultura@tjrj.jus.br.
19 de fevereiro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)