Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Israel X Hamas – Contexto histórico, jurídico e geopolítico” será tema de debate na EMERJ

No dia 04 de março, às 09h30, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará o encontro “Israel x Hamas – Contexto histórico, jurídico e geopolítico”.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e haverá transmissão via plataforma Zoom.

Abertura

A abertura da reunião será conduzida pela desembargadora Denise Levy Tredler.

Palestrante

O cientista politico e mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, Heni Ozi Cukier, palestrará no evento;

Debatedores

Os debatedores da reunião serão: o desembargador federal, professor e escritor, William Douglas, mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e o advogado Ricardo Brajterman, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O tema

“No dia 7 de outubro de 2023, centenas de homens armados do Hamas romperam barricadas entre Gaza e Israel, correram pela área rural na zona fronteiriça e atiraram à queima roupa contra participantes de um festival de música e contra moradores de kibutz (assentamentos rurais) como o de Be’eri, o Nir Am e o Kfar Azza. Este foi o pior ataque do Hamas a Israel em 50 anos.

No primeiro dia, os grupos armados do Hamas se infiltraram em mais de 20 cidades fora de Gaza, onde mataram pelo menos 1.200 pessoas e fizeram cerca de 150 reféns. Em 36 horas, o número de feridos passava de 4 mil. No dia seguinte, Israel destruiu cerca de 800 alvos em Gaza, segundo porta-voz das Forças Armadas. O país retomou o controle dos territórios do sul no terceiro dia de invasão do Hamas e comunicou que 1.500 homens do grupo armado foram mortos. Apesar de ter iniciado os ataques, o poderio bélico do Hamas é inferior ao de Israel: o grupo armado tem 25 mil integrantes e os soldados israelenses são 170 mil, no total”.

Fonte: O Globo

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://site.emerj.tjrj.jus.br/evento/8449

 

19 de fevereiro de 2023

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)