Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ participa do seminário “Atualização do Código Civil brasileiro – diálogo com o novo Código Civil argentino”

Ícone que representa audiodescrição

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, membro da Comissão de Juristas do Senado destinada a propor anteprojeto de lei de atualização e reforma do Código Civil, palestrou nesta sexta-feira (1º) no seminário “Atualização do Código Civil brasileiro – diálogo com o novo Código Civil argentino”. O encontro é sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e promovido pela Revista Justiça & Cidadania.

O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo participou como o palestrante brasileiro no “Painel VI - Direito de posse e propriedade: como o Código Civil pode tratar das questões associadas a novas tecnologias”. Também compuseram o painel: o ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como presidente da mesa; o advogado especialista em Direito Ambiental Nestor Caferatt; o advogado Guillermo Marchesi, professor de Direito Ambiental na Faculdade de Direito e Ciências Sociais na Universidade de Buenos Aires; e Lorena González Rodriguez, secretária jurídica da Suprema Corte de Justiça da Nação Argentina e professora de graduação e pós-graduação em direito de danos e sustentabilidade.

O Seminário

Juristas e especialistas renomados, nacional e internacionalmente, se reuniram nesta sexta-feira (1º) na Argentina para discutir a atualização do Código Civil Brasileiro e o diálogo com o novo Código Civil Argentino. O seminário gratuito aconteceu de forma presencial na Faculdade de Direito na Universidade de Buenos Aires e integra o Ciclo de Estudos Internacionais de Direito Comparado, uma iniciativa promovida pela Revista Justiça & Cidadania.

Com o apoio de entidades parceiras, o programa visa estimular o debate sobre novas tendências jurídicas internacionais, além de proporcionar a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas judiciais entre magistrados brasileiros e de outras partes do mundo.

A programação, dividida em seis painéis temáticos, debateu as mudanças na parte geral do Código Civil, no escopo dos direitos fundamentais e da personalidade na era digital; o Direito de Posse e Propriedade, a partir das novas tecnologias; e o futuro do Direito de Empresa. Além de discussões sobre a influência do Código Civil Argentino no Direito das Obrigações e Contratos, a responsabilidade civil na Era Digital e os novos arranjos no Direito de Família e Sucessões.

Coordenação

A coordenação acadêmica do seminário foi de responsabilidade de quatro ministros de Cortes Superiores: Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Ricardo Luis Lorenzetti, ministro da Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina; Luis Felipe Salomão, ministro do STJ, corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), presidente da Comissão de Juristas responsável pelas revisão e atualização do Código Civil e professor emérito da EMERJ; e Mauro Campbell Marques, ministro do STJ e diretor da Escola Nacional de Formação de Magistrados (ENFAM).

Já a coordenação científica do encontro foi realizada por: Tiago Santos Salles, presidente do Instituto Justiça & Cidadania e editor-executivo da Revista Justiça & Cidadania; Erika Siebler Branco, vice-presidente do Instituto Justiça & Cidadania e diretora de redação da Revista Justiça & Cidadania; juíza federal Daniela Madeira, conselheira do CNJ; e Marcus Livio Gomes, professor de Direito Tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Homenagens

O ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do STF, foi o jurista civilista homenageado do evento, enquanto o presidente do Senado Rodrigo Pacheco foi o parlamentar agraciado.

 

1º de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)