Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ divulga edital do concurso público para seleção e ingresso no Curso de Especialização em Direito Público e Privado – 2º Semestre 2024

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu as inscrições para o concurso público para seleção e ingresso no Curso de Especialização em Direito Público e Privado (em nível de pós-graduação lato sensu) no 2º semestre de 2024. As aulas têm início previsto para o dia 22 de julho.

Serão ofertadas 204 vagas ao todo, sendo 180 para ampla concorrência e 24 vagas destinadas ao sistema de cotas para candidatos com hipossuficiência econômica comprovada, sendo ofertadas aos seguintes grupos: negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas, graduados da rede pública e da rede privada de ensino, beneficiários dos programas FIES e PROUNI, e pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor.

A data-limite para quaisquer esclarecimentos sobre a prova de seleção será dia 22 de maio, das 11h às 19h.

Inscrições

Entre os dias 18 e 20 de março estarão abertas as inscrições para os candidatos cotistas.

De 05 de abril a 08 de maio poderão se inscrever os candidatos de ampla concorrência.

A prova

A prova do concurso será aplicada no dia 09 de junho, das 9h às 14h, na sede da EMERJ.

O candidato deverá comparecer ao local da prova impreterivelmente até 30 minutos antes do horário determinado no edital, munido de documento original oficial de identificação com foto, de cópia da confirmação de sua inscrição e de caneta esferográfica (tinta azul ou preta). A abertura dos portões ocorrerá às 07h50 e o fechamento às 08h30.

A prova conterá questões discursivas referentes a: “Teoria Geral do Estado/Direito Constitucional”; “Direito Civil”; “Direito Processual Civil”; “Direito Empresarial”; “Direito Penal”; “Direito Processual Penal”; “Direito do Consumidor”; e “Redação de Língua Portuguesa”.

O resultado

No dia 28 de junho, em horário a ser definido, será realizada a Sessão Pública para divulgação do resultado do concurso. A relação com os nomes dos candidatos aprovados e classificados será publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro (DJERJ) e no site da EMERJ nos dias 02 e 03 de julho.

A Escola publicará apenas a relação dos candidatos aprovados e classificados, a relação completa com as notas de todos os candidatos, aprovados e reprovados, ficará à disposição do candidato na Secretaria Acadêmica da EMERJ para consulta.

Matrícula

Os candidatos aprovados e classificados deverão efetuar a matrícula entre os dias 12 e 16 de julho. Já os candidatos remanejados ou reclassificados poderão realizar a matrícula no dia 19 de julho.

O curso

O Curso de Especialização em Direito Público e Privado destina-se ao aprimoramento do raciocínio e do conhecimento jurídico atualizado de bacharéis em Direito, por meio de provas intelectuais, observação individual e verificação dos índices de participação e de assimilação dos conhecimentos ministrados. A EMERJ busca oferecer formação cognitiva jurídica de excelência, alicerçada em sólidos valores éticos, para a melhoria da prestação jurisdicional.

Para mais informações, acesse o edital do concurso.

 

12 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)