A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 27 de março, às 10h, a cerimônia de inauguração dos retratos dos desembargadores André Gustavo Corrêa de Andrade, Eduardo Mayr, Humberto de Mendonça Manes e Patrícia Ribeiro Serra Vieira, na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.
A celebração acontecerá presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Haverá transmissão para o público externo pelo canal oficial da EMERJ no Youtube.
Abertura
A abertura da solenidade será realizada pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.
Homenageados
Desembargador Humberto de Mendonça Manes
Humberto de Mendonça Manes é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Ingressou na magistratura em 1967. Atualmente, é desembargador aposentado desde 2012, foi presidente do TJRJ no biênio 1999/2000 e professor da Uerj.
Desembargador Eduardo Mayr
Eduardo Mayr é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutor em Direito Privado pela Uerj e pós-doutor em Filosofia do Direito e Legislação pela Universidade Johannes Gutemberg.
Iniciou a carreira na magistratura como juiz do TJRJ em 1973. Em 1998 foi promovido a desembargador, cargo que ocupou até se aposentar em 2008. Atualmente, atua como advogado e é coordenador geral da área de Direito Penal da EMERJ. Também é professor do mestrado em Direito da Unesa. Além disso, foi sócio fundador e primeiro presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).
Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade
André Gustavo Corrêa de Andrade é bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM), mestre e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). É filho do desembargador Luiz Antônio de Andrade, primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara.
Ex-promotor de Justiça, foi aluno da primeira turma de juízes da EMERJ. Tomou posse como juiz em 1990 e foi promovido a desembargador em 2007. Tem assento efetivo na 7ª Câmara Cível do TJRJ.
Foi diretor-geral da EMERJ no biênio 2019/2020. É presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia, vice-presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, membro do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti e do Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS). Também é professor da EMERJ desde 1993, já tendo coordenado diversos cursos de iniciação para magistrados. Além disso, é professor da Unesa e autor de inúmeros livros e artigos.
Desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira
Patrícia Ribeiro Serra Vieira é bacharel em Direito pela Ucam, mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em Direito pela Uerj.
Ingressou na magistratura em 2011, quando tomou posse como desembargadora. Atualmente, tem assento efetivo na 2ª Câmara de Direito Público e é vice-presidente do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENS). Também é membra do Conselho Consultivo da EMERJ e presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino, sendo também responsável pela disciplina Parte Geral do Direito Civil do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.
Além disso, é membra fundadora da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), membra honorária do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ainda foi professora da Ucam, da Universidade Iguaçú e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).
14 de março de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)