Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ inaugurará quatro retratos na galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará no dia 27 de março, às 10h, a cerimônia de inauguração dos retratos dos desembargadores André Gustavo Corrêa de Andrade, Eduardo Mayr, Humberto de Mendonça Manes e Patrícia Ribeiro Serra Vieira, na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.

A celebração acontecerá presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Haverá transmissão para o público externo pelo canal oficial da EMERJ no Youtube.

Abertura

A abertura da solenidade será realizada pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

Homenageados

Desembargador Humberto de Mendonça Manes

Humberto de Mendonça Manes é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). Ingressou na magistratura em 1967. Atualmente, é desembargador aposentado desde 2012, foi presidente do TJRJ no biênio 1999/2000 e professor da Uerj.

Desembargador Eduardo Mayr

Eduardo Mayr é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), doutor em Direito Privado pela Uerj e pós-doutor em Filosofia do Direito e Legislação pela Universidade Johannes Gutemberg.

Iniciou a carreira na magistratura como juiz do TJRJ em 1973. Em 1998 foi promovido a desembargador, cargo que ocupou até se aposentar em 2008. Atualmente, atua como advogado e é coordenador geral da área de Direito Penal da EMERJ. Também é professor do mestrado em Direito da Unesa. Além disso, foi sócio fundador e primeiro presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).

Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade

André Gustavo Corrêa de Andrade é bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM), mestre e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa). É filho do desembargador Luiz Antônio de Andrade, primeiro presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) após a fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara.

Ex-promotor de Justiça, foi aluno da primeira turma de juízes da EMERJ. Tomou posse como juiz em 1990 e foi promovido a desembargador em 2007. Tem assento efetivo na 7ª Câmara Cível do TJRJ.

Foi diretor-geral da EMERJ no biênio 2019/2020. É presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia, vice-presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, membro do Fórum Permanente de Hermenêutica e Decisão, do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti e do Fórum Permanente dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS). Também é professor da EMERJ desde 1993, já tendo coordenado diversos cursos de iniciação para magistrados. Além disso, é professor da Unesa e autor de inúmeros livros e artigos.

Desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira

Patrícia Ribeiro Serra Vieira é bacharel em Direito pela Ucam, mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em Direito pela Uerj.

Ingressou na magistratura em 2011, quando tomou posse como desembargadora. Atualmente, tem assento efetivo na 2ª Câmara de Direito Público e é vice-presidente do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação (COGENS). Também é membra do Conselho Consultivo da EMERJ e presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino, sendo também responsável pela disciplina Parte Geral do Direito Civil do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Além disso, é membra fundadora da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), membra honorária do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ainda foi professora da Ucam, da Universidade Iguaçú e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

 

14 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)