Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-geral da EMERJ palestra sobre a reforma do Código Civil no XVI Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência

Ícone que representa audiodescrição

Nesta quinta-feira (14), foi realizado o primeiro dia do XVI Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência. No painel inicial do encontro, o tema debatido foi a reforma do Código Civil e o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, participou como palestrante.

O encontro, promovido pela Associação Internacional de Direito de Seguro - seção Brasil (AIDA-Brasil), foi realizado no Prodigy Hotel Santos Dumont.

Em sua fala, o diretor-geral da EMERJ destacou: “Trago aqui hoje o que me pareceu mais relevante nas propostas para revisão do Código Civil a partir do Artigo 757. Vou falar sobre o que está no texto inicial do anteprojeto, que ainda passará por uma votação, do dia primeiro a cinco de abril e, depois, pelo procedimento legislativo dessa fundamental revisão do Código Civil. Conversei com o presidente da Subcomissão de Direito dos Contratos, professor Carlos Elias, e, efetivamente, lendo com calma, vemos a pedra de toque da jurista sensível que é a professora Angélica Carlini, com relação à preocupação com os contratos massificados, os quais incidirão, além das regras especiais, o estatuto consumerista com seu princípio protetivo, ante o reconhecimento constitucional da vulnerabilidade do consumidor. E com os contratos, por exemplo, de grandes riscos, nos quais devem vigorar uma parte do Artigo 170, que trata dos princípios constitucionais da liberdade econômica, dentre eles a autonomia privada e a livre inciativa, porque nesses contratos temos a presunção, ainda que relativa, de que eles são simétricos e paritários”.

O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo também transmitiu uma saudação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

Demais participantes

O advogado Flávio Tartuce, relator geral da reforma do Código Civil, também compôs o painel. A advogada Angélica Carlini, presidente do grupo de trabalho de Novas Tecnologias e Inovação da AIDA, realizou a presidência da mesa.

XVI Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência

O Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência é uma realização anual da AIDA-seção Brasil e tem como objetivo fomentar estudos, reflexões e debates sobre a dimensão jurídica dos institutos de seguro, resseguro e previdência privada, de forma a possibilitar a ampliação e divulgação de conhecimentos técnicos e jurídicos próprios dessas espécies contratuais.

Os painéis do encontro têm como objetivo trazer o que de mais contemporâneo temos no Brasil e no mundo sobre o seguro e o direito de seguro, projetando perspectivas e caminhos a percorrer por esta atividade. A AIDA Brasil segue seu compromisso de propiciar ambiente de constante harmonização dos profissionais desse mercado. Uma indústria de tamanha relevância merece e necessita de muito estudo e reflexão constantes.

 

Fotos: Maicon Souza

14 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)