Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza evento “Criminologia: violência simbólica e institucional”

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta sexta-feira (15), por meio do Fórum Permanente de Direito Penal, o encontro “Criminologia: violência simbólica e institucional segundo uma abordagem crítica”.

A reunião aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom.

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador José Muiños Piñeiro Filho, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), destacou em sua fala de abertura: “A criminologia é um tema muito específico para quem pretende se dedicar à área do Direito Penal. Eu não vejo ainda, na parte acadêmica, uma dedicação muito grande à criminologia. Na verdade, é necessário um número maior de eventos para motivar”.

“Penso que não há como se ter uma visão ampla e completa das ciências criminais, sejam elas a do Processo Penal, do Direito Penal, a dogmática jurídico penal, e deixarmos fora a criminologia. Não há como termos uma visão realmente ampla e global sem essa abordagem da criminologia como uma ciência extremamente relevante para essa compreensão e que comunga para um desenvolvimento mais racional das ciências criminais”, frisou o desembargador federal aposentado, Abel Fernandes Gomes, membro do Fórum e doutor em Direito pela Unesa.

Palestra

Luciano Filizola da Silva, professor de Direito Penal e Criminologia da EMERJ e doutor em Direitos Fundamentais pela Unesa, declarou: “A criminologia há muito tempo deixou o tema da violência um pouco de lado. Para a grande maioria dos autores, a criminologia nasce com a preocupação de entender porque o indivíduo enverada pela criminalidade e o que geraria a violência no ser humano. As primeiras teorias partem de uma matriz determinista biológica. Só que essa teoria positivista começou a demonstrar seus vários problemas, como o racismo que existia. Durante muito tempo, a criminologia foi sempre trabalhada como algo acessório ao Direito Penal. O tempo foi passando, outras escolas de pensamento foram surgindo e começou a se perceber o rompimento do paradigma de uma teoria do consenso para a teoria do conflito”.

Debates

Fernanda Prates Fraga, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio) e doutora em Criminologia pela Universidade de Montreal, pontuou: “Todos nós fazemos parte de uma engrenagem extremamente violenta e não temos como fugir disso. O que podemos fazer é ter consciência desse papel e agir no nosso dia a dia como protagonistas para tentar conter as violências no sistema punitivo. Foi assim que comecei minha trajetória criminológica, porque o Direito não dá conta de entender isso. Essa mesa de hoje é interessante por trazer a criminologia para o debate, mas para além do conhecimento criminológico, com a reflexão crítica, que é onde reside a riqueza da criminologia”.

Demais participantes

O advogado Geraldo Prado, professor visitante da Universidade Autônoma de Lisboa e doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ), também compôs a mesa do encontro.

Lançamento de livro

Ao fim do encontro, houve o lançamento do livro “Curso Crítico de Criminologias”, de autoria do professor Luciano Filizola da Silva.

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ceLnj4wEngA

 

Fotos: Maicon Souza

15 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)