O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, recebeu nesta segunda-feira (18) a visita institucional da secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juíza Adriana Alves dos Santos Cruz, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).
O principal objetivo da reunião foi promover o alinhamento da Escola com o CNJ na busca de maior integração com as diretrizes do Conselho. Foi apresentado o programa “CNJ de Ação Afirmativa” para ingresso na magistratura, parte de uma ação estratégica prioritária da gestão do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e CNJ, para potencializar a política de cotas étnico-raciais para a magistratura ao oferecer apoio financeiro, educacional e psicológico para candidatos negros e indígenas, viabilizando sua aprovação nos concursos para ingresso na carreira.
O programa visa conceder bolsas de estudos para o preparo para concursos da magistratura, ampliando a representatividade e ultrapassando as barreiras estruturais que impedem a participação competitiva e igualitária, assegurando maior pluralidade, aumentando a confiança das comunidades subrepresentadas no sistema de justiça, mitigando estereótipos e produzindo referências.
Demais participantes
Além do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo também estiveram presentes na reunião representando a EMERJ a secretária-geral Gabriela Carneiro e o chefe de gabinete da diretoria-geral Francisco Budal.
Fotos: Maicon Souza
18 de março de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)