Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Inscrições para o 49º Curso de Direito Internacional da OEA estão abertas

Ícone que representa audiodescrição

A Organização dos Estados Americanos (OEA) abriu as inscrições, até o dia 27 de março, para o 49º Curso de Direito Internacional. A formação será sediada na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), de forma presencial, entre os dias 05 e 16 de agosto, das 8h30 às 16h30. As aulas serão ministradas em inglês e espanhol, mas haverá tradução simultânea.

Comprometida com a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados, a EMERJ oferece 10 inscrições para magistrados de 1º e 2º grau. Caso haja mais interessados do que vagas, será realizado sorteio público para seleção no dia 01º de abril. O resultado será divulgado pelo Gabinete da EMERJ. A Escola será responsável pela inscrição dos candidatos selecionados junto à OEA.

O curso

O curso de Direito Internacional é um evento organizado anualmente desde 1974 pelo Comitê Jurídico Interamericano e pelo Departamento de Direito Internacional da Secretaria de Assuntos Jurídicos da OEA.

A coordenação da 49ª edição do curso é realizada pelo especialista em aquisições da Organização, Eduardo Parada. O programa abordará temas como o “Sistema jurídico interamericano da OEA”; “Responsabilidade internacional dos Estados e os novos desafios para o mundo contemporâneo”; “Sistema interamericano de direitos humanos”; “Terceiro mundo e os direitos humanos: Bandung, racismo e descolonização”; “Cooperação jurídica internacional”, dentre outros.

Ementa do curso

Os temas que compõem a ementa do curso são: “El Comité Jurídico Internacional”; “International Law in, from and for Latin America: a historiographical approach”; “Multiplication of international courts and tribunals”; “Los derechos humanos en el litigio internacional”; “The preparation and the conduct of a case before the International Court of Justice”; “El sistema de reparaciones de la Corte Interamericana de Derechos Humanos”; “Sovereignty and Jurisprudence in Caribbean International Relations”; “Implicaciones jurídicas del aumento del nivel del mar en el contexto regional interamericano”; “El acceso a la justicia como un derecho humano a ser garantido por el Derecho Internacional Privado”; “La asesoría jurídica de Organismos Internacionales”; “Protección Internacional de Refugiados en las Américas”; “Displacement, climate change and international refugee protection”; “La delimitación de espacios marítimos y la resolución de sus posibles controvérsias”; e “El régimen jurídico de la plataforma continental y su evolución histórica hasta su extensión más allá de 200M actualmente”.

Docentes

Compõe o corpo docente do curso os professores: Cecilia Fresnedo; Davide Torzilli; Eduardo Parada; Fabia Fernandes Carvalho; Fabian Novak; Galo Carrera Hurtado; Jean-Michel Arrighi; Juan Carlos Murillo; Julio José Rojas Báez; Laurence Boisson de Chazournes; Lisa Vasciannie; e Mónica Pinto.

Inscrições

Os candidatos interessados em participar podem fazer sua inscrição diretamente no e-mail emerj.depdi@tjrj.jus.br

Acordo de cooperação técnica EMERJ-OEA

Em nove de dezembro de 2022, a EMERJ assinou um acordo de cooperação técnica com a OEA. Na ocasião, a EMERJ foi a única escola judiciária estadual de formação e aperfeiçoamento de magistrados brasileiros a ser convidada para participar da iniciativa. O termo fundamenta mecanismos gerais para o desenvolvimento de atividades de cooperação internacional, objetivando o desenvolvimento de atividades acadêmicas, de pesquisa e de cooperação permanentes que contribuam para a formação de magistrados e membros do Ministério Público. O documento também prevê a criação e monitoramento de cursos jurídicos permanentes de capacitação e aprimoramento de magistrados dos países-membros da OEA.

 

21 de março de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)