Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

PJERJ promoverá “Trilha da memória: uma jornada pela pequena África”, uma ação dos COGENS, com apoio da EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O mês de maio é de extrema relevância na conscientização contra à discriminação. Na primeira semana, acontece a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação. No dia 13 se comemora o Dia da Abolição da Escravatura. Para que essa luta seja frutífera é preciso que se dissemine o conhecimento e divulgue a história das raízes do Rio de Janeiro.

Por conta disso, a Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e os Comitês de Promoção da Igualdade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual e da Discriminação de 1º e 2º graus (COGENs) do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), presididos pelo desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas - Interlocução do Direito e das Ciências Sociais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverão, no dia 25 de maio, às 9h, a “Trilha da memória: uma jornada pela pequena África”. O passeio é totalmente gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições estão abertas até o dia 15 de maio ou preenchimento total das vagas.

 

A ação dos COGENs do PJERJ conta com apoio: da EMERJ e do Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais da Escola; do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento de Ações e Políticas Voltadas para Mulheres Negras do TJRJ; da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (CEVENB/OAB); do Instituto Pretos Novos (IPN); da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ); e do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).

Trilha da memória: uma jornada pela pequena África

O passeio será guiado pela servidora do TJRJ Tatiana Lima Brandão, analista de Negócios do PJERJ, historiadora, guia de turismo voluntária do IPN, turismóloga, administradora e mestra em Administração pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O percurso, de 2,5 km e duração média de 2h30, terá como ponto de encontro o Museu de Arte do Rio (MAR) e seguirá pela região da “Pequena África”, passando por diversos pontos de interesse, tais como: Praça Mauá; Igreja de São Francisco da Prainha; Painel Hilário Jovino; Casa da Escrevivência; Largo de São Francisco da Prainha; Pedra do Sal; Mirante do Morro da Conceição; Jardim Suspenso do Valongo; Largo do Depósito; Espaço Cultural Casa da Tia Ciata; Mercado de Escravizados; Cais do Valongo; Cais da Imperatriz; Docas Pedro II; Praça da Harmonia; e Cemitério dos Pretos Novos.

Público Alvo

Magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as), aprendizes e voluntários do TJRJ; integrantes da CEVENB/OAB; advogados(as); e alunos(as) da EMERJ.

Inscrições

Para se inscrever na “Trilha da memória: uma jornada pela pequena África” clique aqui.

 

19 de abril de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)