Nesta terça-feira (07) o Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a reunião “A Bioética nas Decisões Judiciais”.
O encontro, realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Social (NUPEBIOS), aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Houve transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A presidente do Fórum, Juíza de Direito de Entrância Especial Substituta de Segundo Grau Maria Aglaé Tedesco Villardo, doutora em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBios), em associação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fiocruz, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou na abertura do evento: “Eu tive a sorte de fazer o doutorado no PPGBios em associação da UFRJ, da Fiocruz, da Uerj e da UFF. E na junção dessas instituições públicas, tive a sorte de ter aula com o professor Alexandre e ouvir o maior contador de casos de Bioética que eu conheço. Então, conversei com ele e pedi para ele contar alguns casos para nós, porque a grande maioria desses casos sofriam interferência do Poder Judiciário. Isso sempre me chamou muita atenção, tanto para o bem quanto para o mal”.
Palestrante
O neurologista Alexandre da Silva Costa, coordenador das Comissões de Bioética dos hospitais da UFRJ, diretor do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ e doutor em Filosofia pela UFRJ, afirmou: “Se não fosse o Poder Judiciário brasileiro, nós não teríamos os avanços que tivemos, porque eu via isso como, na época, médico residente, nos meios de comunicação as negações de internações, preconceito e uma série de coisas que equivocadamente aconteciam”.
Demais participantes
A juíza Maria Cristina Barros Gutiérrez Slaibi, membro do Comitê do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ/RJ), também esteve presente durante o encontro.
Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=t2G9ip49Tb0
Fotos: Maicon Souza
07 de maio de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)