Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

“Vida e obra de Miguel Maria de Serpa Lopes” será tema de encontro na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá no dia 12 de junho, por meio do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, o encontro “Vida e obra de Miguel Maria de Serpa Lopes”.

A reunião, realizada em parceria com o Centro de Estudos e Debates do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CEDES-TJRJ), acontecerá presencialmente, às 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Carlos Santos de Oliveira, diretor-geral do CEDES, professor da EMERJ e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e o advogado Frederico Price Grechi, membro do Fórum e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ), diretor da SNA e da Fiabci Brasil, realizarão a abertura do evento.

Palestrantes

“O silêncio como manifestação da vontade nas obrigações”, “Sistema legal de responsabilidade civil por Serpa Lopes” e “A influência do Direito Canônico na obra de Serpa Lopes” serão os temas expostos no encontro.

Serão os palestrantes: o presidente do Fórum Permanente de História do Direito, desembargador Carlos Gustavo Direito, doutor em História pela Uerj e doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); a desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, membra do Conselho Consultivo e magistrada supervisora de Pedagogia e Ensino da EMERJ, membra fundadora da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) e doutora em Direito pela Uerj; a membra do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis, desembargadora Cristina Serra Feijó, mestra em Direito Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Direito Civil pela Uerj; o procurador do Estado do Rio de Janeiro Carlos Edison do Rêgo Monteiro, professor e diretor da Uerj e doutor em Direito Civil pela Uerj; Pedro Sack, mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especialista em Direito Civil-Constitucional pela Uerj; e o padre Vitor Pimentel, vice-chanceler da Cúria da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso, membro da Comissão de Juristas Inter-Religiosos Diálogo da Paz e da Comissão de Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e mestre em Direito pela Uerj.

O tema

Miguel Maria de Serpa Lopes foi jurista e professor. Ingressou na carreira da magistratura em 1930 e foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, ambos no estado do Rio de Janeiro à época. Nascido em Maceió, Alagoas, se graduou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e se tornou doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Além de advogado e magistrado, foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), da UFRJ, da Universidade Cândido Mendes (UCAM), da Universidade Gama Filho (UGF) e da PUC-Rio.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8494

 

22 de maio de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)