Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza encontro “Crimes contra o Estado Democrático de Direito”

Ícone que representa audiodescrição

Nesta segunda-feira (27), o Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez e o Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal realizaram o encontro “Crimes contra o Estado Democrático de Direito”.

A reunião aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Houve transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas Professor Miguel Lanzellotti Baldez e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), destacou na fala de abertura do evento: “O tema do evento de hoje, e que dá nome ao livro que será lançado, já demonstra a necessidade desse diálogo entre o Direito Constitucional e o Direito Penal, porque começamos a falar dessa nova nomenclatura que são os crimes contra o Estado Democrático de Direito”.

“É um evento muito significativo, porque vai tratar de um tema muito sensível que são os crimes contra o Estado Democrático de Direito. Além disso, ao término do evento, haverá o lançamento do livro dos professores Rafael Borges e Nilo Batista”, reforçou o desembargador Paulo de Oliveira Lanzillotta Baldez, presidente do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal.

Palestras

O juiz Rubens Casara, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), afirmou: “Os autores do livro, os professores Rafael Borges e Nilo Batista, têm uma coisa em comum, que é a fé na praxes, entendida como uma prática fundamentada na doutrina da reflexão crítica, e quando falo de reflexão crítica, estou falando da capacidade de formular diagnósticos precisos do que está acontecendo e direcionar esses diagnósticos no sentido de ruptura, emancipador e de transformação da sociedade, com a eliminação das múltiplas opressões que nós estamos submetidos”.

“A Lei do Estado Novo é uma lei de matriz autoritária muito grave e ela alimentaria, a partir de 1964, notadamente depois do AI-5, novos decretos e leis em matéria de segurança nacional muito complicados para a manutenção da democracia. Era um arcabouço legislativo de segurança nacional que dava propósito a toda aquela estrutura política que estava vigendo naquele momento”, salientou o advogado Rafael Borges, membro da Comissão de Criminologia do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e coordenador da Pós-Graduação em Advocacia Criminal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

“Na contemporaneidade, nós viemos assistindo cotidianamente práticas autoritárias que vão esgarçando, cada vez mais, o tecido social e vão afrontando o Estado Democrático de Direito. O professor Boaventura de Sousa Santos nos alerta para esse acirramento que vem ocorrendo entre a democracia e o capitalismo financeiro. Ele nos lembra que antes a democracia regulava o capitalismo, mas agora, nessa etapa, o capitalismo passou a regular a democracia”, encerrou a advogada Roberta Dobuc Pedrinha, doutora em Sociologia pela Uerj.

Participação Especial

O advogado Nilo Batista, professor titular de Direito Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Direito pela Uerj, realizou uma participação especial durante a reunião.

Lançamento de Livro

Após o evento, houve o lançamento do livro “Crimes contra o Estado Democrático de Direito”, de autoria dos advogados Nilo Batista e Rafael Borges.

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=mmWgYn5RNBc

 

Fotos: Jenifer Santos

27 de maio de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)